FacebookRSS feed

Agrotec

Yara participa na lançamento da empresa de amoníaco verde HEGRA

No passado dia 16 de agosto, a empresa HEGRA foi apresentada em Herøya, Porsgrunn (Noruega), pelos três proprietários: Yara, Aker Clean Hydrogen e Statkraft, cada um dos quais possuindo 1/3 da firma.

hegra

Fotografia: CEOs de Statkraft, Yara, y Aker. De izquierda a derecha Christian Rynning-Tønnesen, Svein Tore Holsether, Øyvind Eriksen. Autor: Ole Walter Jacobsen.

O objetivo da empresa é eletrificar e descarbonizar a planta de amoníaco Herøya, o que permitirá a produção de amoníaco verde em larga escala. O nome HEGRA é uma abreviatura de HErøya GReen Ammonia.

«Yara, Aker e Statkraft estabeleceram a HEGRA com a ambição de criar uma nova indústria na Noruega que fornecerá uma vantagem competitiva numa economia global crescente de hidrogénio, estabelecerá empregos verdes para o futuro e formará a base de uma futura indústria de exportação norueguesa», referiram os CEOs da Yara, Aker e Statkraft, Svein Tore Holsether, Øyvind Eriksen e Christian Rynning-Tønnesen, respetivamente, num comunicado conjunto.

O amoníaco verde, produzido a partir de energia renovável, permite a produção de fertilizantes livres de carbono e é um combustível promissor com emissão zero para o setor marítimo. A HEGRA ajudará a criar uma nova indústria baseada num mercado regional de hidrogénio e amoníaco, ao mesmo tempo que garante a sobrevivência e a competitividade das indústrias norueguesas de transporte e processamento.

«A HEGRA é mais do que uma nova empresa industrial, é a maior iniciativa climática da Noruega. O projeto de descarbonização vai reduzir as emissões de CO2 em 800.000 toneladas por ano, o que equivale a 300.000 carros movidos a combustível fóssil. Marca o início do desenvolvimento de uma cadeia valor norueguesa para amoníaco verde e hidrogénio», disse Auke Lont, presidente do Conselho de Administração da HEGRA.

As indústrias de transporte e processamento da Noruega são as principais indústrias de exportação, com mais de 100.000 empregos. A HEGRA ajudará a garantir e criar empregos em novas cadeias de abastecimento e através do efeito dominó criado por estas indústrias.

Espera-se que os custos das emissões na indústria de processamento aumentem no mercado internacional como resultado das regulamentações e exigências dos clientes. Para alcançar a redução de emissões necessária, a indústria norueguesa e o setor marítimo precisam de acesso a hidrogénio e amoníaco limpos.

A HEGRA reúne os principais especialistas noruegueses em amoníaco, desenvolvimento de projetos e mercados de energia. Desde que haja energia disponível no local e o co-financiamento público necessário esteja disponível, o projeto pode ser concluído em 5 a 7 anos.

«A HEGRA está especificamente orientada para cumprir a ambição do pacote 'Fit for 55' da Comissão Europeia, que visa reduzir as emissões da UE em 55% até 2030. A HEGRA dará à Noruega uma vantagem competitiva no campo das energias renováveis ​​e do hidrogénio e irá colocá-lo numa posição imbatível para responder às ambições climáticas», afirma Lont.

O setor marítimo norueguês deve reduzir suas emissões para metade até 2030. O acesso a combustível com emissão zero será a chave para atingir esse objetivo. A infraestrutura mundial existente para amoníaco facilitará a conversão do amoníaco verde norueguês numa "commodity" global imediatamente. Com energia renovável em abundância, a Noruega está numa boa posição para capturar uma grande parte da cadeia de valor emergente do hidrogénio e do amoníaco verdes.

Um relatório publicado em 2020 pela Confederação de Empresas Norueguesas concluiu que a indústria de hidrogénio pode tornar-se numa importante indústria de exportação norueguesa, com uma faturação estimada de 10 mil milhões de coroas norueguesas (942.177.190,50 euros) em 2030 e 70 mil milhões (6595240333,50 euros) em 2050.

«O momento da HEGRA é importante porque será a chave para estabelecer um mercado nacional e regional que funcione bem antes que a exigência global de amoníaco aumente. Esperamos trabalhar com as autoridades e a indústria para concretizar um dos primeiros projetos industriais em grande escala dentro do hidrogénio e amoníaco ecológicos na Noruega», diz Lont.

A HEGRA foi apresentado na Adminiet Porsgrunn, no dia 16 de agosto, pelos CEOs Svein Tore Holsether (Yara), Øyvind Eriksen (Aker), Christian Rynning-Tønnesen (Statkraft), o novo Presidente do Conselho de Administração, Auke Lont, e um painel formado, entre outros, por Ole Erik Almlid (NHO) e Peggy Hessen Følsvik (LO). A cerimónia de apresentação (em norueguês) também pode ser acompanhada ao vivo em: www.prosjekthegra.no.