XEDAVIR: Novo fungicida biológico contra fungos de solo
A Atlanlusi Europe acaba de lançar no mercado agrícola nacional uma nova solução biológica para controlar doenças provocadas por fungos de solo.

Publireportagem
Este trata-se de uma formulação à base de Trichoderma asperellum TV1 (2,8%) em forma de pó molhável, com comprovada eficácia no controlo dos mais comuns fungos de solo patogénicos para as plantas.
O Xedavir tem autorização de utilização em culturas hortícolas, plantas aromáticas, colza, tabaco e em relvados, podendo ser utilizado em modo de produção biológico. Os fungos de solo que controla são: Pythium spp.; Phytophthora spp.; Rhizoctonia spp. e Verticillium spp.
As principais características da Trichoderma asperellum TV1 são:
-
Fungo do ocorrência natural nos solos, competindo por espaço e recursos com outros fungos;
-
É um fungo antagonista dotado de uma elevada competitividade, tanto pela sua capacidade de colonizar os espaços e meios de cultura, como pela defesa dos recursos, em comparação com outros organismos do solo. Tem grande capacidade de adaptação a diversas condições edafoclimáticas;
-
É o antagonista ideal no controle de fungos que atacam a raiz em todos os tipos de culturas, especialmente culturas hortícolas, colza, tabaco, plantas aromáticas e relvados.
O produto encontra-se disponível no mercado nacional a partir do início de março de 2020, em embalagens de 1 kg.