FacebookRSS feed

Agrotec

X Jornadas da Alimentação Animal acontecem a 23 de setembro

A Associação Portuguesa dos Industriais dos Alimentos Compostos para Animais (IACA), em colaboração com a sua secção de Pré-Misturas e Aditivos (SPMA), promove no dia 23 de setembro, a partir das 09h00, as décimas Jornadas de Alimentação Animal. O foco do encontro que se realiza no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) em Santarém é a alimentação de precisão, um conceito cada vez mais utilizado na produção de alimentos para animais. Para apresentar e discutir as metodologias existentes nesta área estarão nove oradores nacionais e internacionais. Destaque para a apresentação da recente base de dados portuguesa de composição química e nutritiva de coprodutos para a alimentação animal e a divulgação de novas ferramentas para uma alimentação de precisão.

 

A apresentação da base de dados portuguesa de composição química e nutritiva de coprodutos para a alimentação animal estará a cargo da Engª Teresa Dentinho, investigadora do INIAV e responsável pelo Grupo Operacional SubProMais, entidade que se dedica à disponibilização de informação científica sobre os coprodutos agroindustriais disponíveis na região do Ribatejo e Alentejo, de forma a que possam ser integrados nas dietas dos animais, dando suporte a opções alimentares de precisão, mais adequadas ambientalmente e a mais baixo custo para os produtores. Ana Sofia Santos, Diretora para a Ciência e Inovação do CoLab FeedInov, divulga um conjunto de ferramentas existentes para a promoção da alimentação de precisão - uma metodologia de alimentação que visa fornecer aos animais os nutrientes de que necessitam nas quantidades exatas de que necessitam-. Além do bem-estar e saúde animal proporcionados por esta metodologia, os impactos positivos podem revelar-se também ao nível da diminuição da quantidade do efluente gerado e nas suas características específicas, o que apresenta vantagens adicionais para a qualidade dos solos e para a melhoria da qualidade do ar, com menores impactos ambientais.

No encontro são também discutidos a influência da qualidade e da sustentabilidade do grão no valor nutricional do bagaço de soja, as Normas FEDNA - Fundação Espanhola para o Desenvolvimento da Nutrição Animal sobre as necessidades nutricionais dos frangos de carne; a composição química e nutricional dos principais ingredientes para aves e suínos; a otimização do condicionamento e esterilização de farinha no processo granulação; as vantagens da granulação para melhoria dos índices produtivos; e o papel dos aglutinantes na sustentabilidade da Indústria de Alimentos Compostos.

A propósito do evento José Romão Braz, Presidente da IACA, afirma “as Jornadas da Alimentação Animal são já um momento anual marcante para o setor. Neste encontro debatemos não só as preocupações, como também as soluções para os principais desafios que se nos colocam. A alimentação de precisão é, neste momento, uma solução muito relevante para que a produção pecuária continue a responder à crescente necessidade de alimentos, mantendo um ambiente saudável.”

Jaime Piçarra, Secretário-Geral da mesma entidade diz “numa conjuntura de enormes desafios que nos são colocados quer pela sociedade, quer pelos legisladores – desde logo o Pacto Ecológico Europeu, a Estratégia “Do Prado ao Prato” ou a nova PAC – o debate sobre as metodologias e ferramentas associadas à alimentação de precisão é parte da solução que, cada vez mais, somos enquanto setor, no que respeita ao ambiente. Por outro lado, marca uma linha de proatividade da Indústria da Alimentação Animal em Portugal.”