FacebookRSS feed

Agrotec

Workshop de Produção de Shiitake em Troncos

Irá realizar-se um Workshop de Produção de Cogumelos Shiitake em Troncos de madeira, com data marcada para o dia 16 de maio, em Fregim, Amarante, esta ação terá uma componente teórica e prática e a duração de um dia. Dedicado a futuros produtores e a todos aqueles que tenham interesse nesta cultura, aqui serão abordados os princípios essenciais deste tipo de produção bem como dadas a conhecer as instalações e métodos deste grupo de produtores.

Para todos os que tenham interesse em conhecer a cultura de cogumelos shiitake em Modo de Produção Biológico, terá lugar em Fregim, Amarante, o Workshop de Produção de Shiitake em Troncos, no dia 16 de maio. Levada a cabo por A Nossa Quinta®, uma marca representada por um grupo de produtores de cogumelos Shiitake de Amarante, esta ação terá uma componente teórica, apresentada entre as 10h e as 12h30, nas instalações da Junta de Freguesia de Fregim. Serão abordados os seguintes temas: O cogumelo Shiitake (os diferentes tipos de produção, as várias estirpes, as diferenças e condições ideias de produção de cada estirpe), Produção em troncos de madeira (princípios e condições essenciais), Fases de produção (preparação dos troncos e inoculação; controlo do ambiente - humidade e temperatura, formação de primórdios, desenvolvimento dos cogumelos e colheita), Pós-colheita (manuseamento, embalamento e conservação), Controlo de doenças e contaminações.

Após o almoço (incluído) com ementa de cogumelos shiitake, terá início a visita à exploração d’ A Nossa Quinta, com 6 estufas implementadas, nos Campos de Guimarei, Fregim, onde será apresentada a componente prática. Os formandos terão a oportunidade de experienciar por si mesmos a Preparação dos troncos, a Inoculação, o Empilhamento ou disposição dos troncos (as várias opções), o Controlo do ambiente e a incubação, a Indução da frutificação, a Colheita e o Acondicionamento.

Este workshop tem um custo de 60 euros por pessoa e está reservado a um máximo de 15 participantes.
Todos os participantes receberão caneta e bloco de notas, um Manual de Produção em formato digital, um tronco inoculado, Certificado de participação e usufruirão de 30 por cento de desconto na compra de cogumelos Shiitake no dia da formação - embalagens de 200 gr. ou 400 gr.

As inscrições podem ser feitas através do e-mail geral@anossaquinta.com.