FacebookRSS feed

Agrotec

Workshop “Desafios para a Agricultura Portuguesa: o caso da Romã” | 4 de Fevereiro

Os desafios da agricultura portuguesa, sobretudo no caso da produção, transformação e comercialização da romã, irão estar em discussão no Auditório da Biblioteca Municipal de Aljustrel, no próximo dia 4 de fevereiro, segunda-feira, entre as 14 e as 17 horas.

Este debate, com início agendado para as 14 horas, irá começar com a realização da escritura pública que dará origem à criação da empresa Ibergranatum – Empresa para o desenvolvimento da cultura da romã no Alentejo, constituída por capitais portugueses e espanhóis. Segue-se a sessão de abertura com a intervenção do Presidente da Câmara de Aljustrel, Nelson Brito, e de Juan Fernández Nuñez, Presidente da AGELEPE- Asociación General de Empresarios de Lepe.

A tarde divide-se em dois momentos distintos. O primeiro será dedicado à questão dos distintivos da agricultura em Portugal, com o orador Francisco Mendes Palma, do Espírito Santo Research. A seguir, no segundo painel, irá ser discutida a cultura da romã, desde os aspetos agronómicos da cultura até aos aspetos industriais e alimentares. Para falar das particularidades deste fruto irão estar presentes D. Agustin Ena e D. Javier Palanco, ambos em representação da ADESVA (Centro Tecnologico de la Agroindustria).

Neste dia irá ainda ser realizada a apresentação da empresa Voro Plant Unipessoal, Lda., com sede em Aljustrel. Uma apresentação pública que ficará a cargo de Salvador Peiró Estruch.

Para finalizar, e apresentar soluções à medida dos empresários do ramo agrícola, o BES- Banco Espírito Santo, estará representado por João Grave, para esclarecer os interessados.

Este debate sobre a temática agrícola volta a aproximar Aljustrel e Lepe (Espanha), tendo a agricultura como denominador comum, num percurso que se iniciou por altura da Feira do Campo Alentejano de 2011 e que começa já a dar resultados práticos.

A entrada é gratuita.

Para mais informações clique aqui >>