FacebookRSS feed

Agrotec

Workshop de Produção de Cogumelos em Tronco em Amarante

No próximo dia 10 de outubro de 2015 irá decorrer, em Amarante, o Workshop de Produção de Cogumelos Shiitake em Troncos de madeira. "Da teoria à prática", esta ação terá a duração de um dia e dirige-se a futuros produtores e a todos aqueles que tenham interesse nesta cultura.

Serão abordados os princípios essenciais deste método de produção biológico, os formandos irão ainda conhecer as instalações e métodos do grupo de produtores que detém esta marca.
A complementar os métodos de produção, o almoço será confecionado na quinta, dando a oportunidade aos participantes de colocar a mão na massa e aprender também algo mais sobre a confeção deste tipo de cogumelo.
 
Levada a cabo por A Nossa Quinta, esta ação terá uma componente teórica, apresentada entre as 10h e as 12h30, nas instalações da Junta de Freguesia de Fregim. Serão abordados os seguintes temas: O cogumelo Shiitake (os diferentes tipos de produção, as várias estirpes, as diferenças e condições ideias de produção de cada estirpe), Produção em troncos de madeira (princípios e condições essenciais), Fases de produção (preparação dos troncos e inoculação, controlo do ambiente - humidade e temperatura, formação de primórdios, desenvolvimento dos cogumelos e colheita), Pós-colheita (manuseamento, embalamento e conservação), Controlo de doenças e contaminações.
Após o almoço, que será confecionado na quinta com a participação dos formandos e ementa à base de cogumelos shiitake, terá início a visita à exploração d’ A Nossa Quinta e será apresentada a componente prática. Os formandos terão a oportunidade de experienciar por si mesmos a Preparação dos troncos, a Inoculação, o Empilhamento ou disposição dos troncos (as várias opções), o Controlo do ambiente e a incubação, a Indução da frutificação, a Colheita e o Acondicionamento.
Este workshop tem um custo de 70 euros por pessoa, com desconto de 10% para quem trouxer um amigo, e está reservado a um máximo de 25 participantes.
Todos os participantes receberão caneta e bloco de notas, um Manual de Produção em formato digital, um tronco inoculado, Certificado de participação e usufruirão de 20% na compra de cogumelos Shiitake frescos ou produtos derivados da marca A Nossa Quinta no dia da formação.
As inscrições podem ser feitas através do e-mail geral@anossaquinta.com.