Workshop de Engenharia Natural

engenharia natural

A AEEF - Associação de Estudantes de Engenharia Florestal - irá realizar um Workshop de Engenharia Natural, no dia 23 de março.

Esta iniciativa pretende expor ao público a problemática da erosão do solo, sendo uma das consequências da grande destruição causada pela atividade humana. Será desenvolvido um dia dedicado à aplicação de técnicas de Engenharia Natural para a recuperação de uma área degradada, no Campus da UTAD. 

A Engenharia Natural pode-se definir como um conjunto de técnicas que permitem, de uma forma pouco invasiva, recuperar áreas degradadas, onde a erosão do solo é significativa. Obras perto de rios ou a construção de estradas são alguns exemplos da atividade humana que danifica o equilíbrio da natureza, e levam à erosão do solo.

O dia será dividido em duas partes, uma teórica e uma prática. Durante a manhã, será lecionada uma palestra, dirigida por Aldo Freitas, onde serão abordadas as temáticas da erosão do solo, e técnicas de estabilização do mesmo.

Na parte da tarde, será realizada uma intervenção prática numa zona do Campus da UTAD, onde a construção de uma rotunda criou uma zona de instabilidade do solo.

A atividade contará com a participação direta do público, por isso recomenda-se uma roupa mais adequada para trabalho de campo. A estrutura resultante da atividade ficará como exposição de uma técnica de estabilização do solo, que depois será utilizada nas aulas de
variados cursos da UTAD.

Para mais informações, enviar email para utad.aeef@gmail.com, ou consulte a página no Facebook, www.facebook.com/AEEF.UTAD.