FacebookRSS feed

Agrotec

Webinar sobre o projeto ProEnergy acontece em formato digital

Realiza-se, já no próximo dia 3 de dezembro, pelas 15 horas, através da plataforma Zoom, o Seminário Proenergy - Novos produtos alimentares e bioenergia a partir de frutos de baixo valor comercial e resíduos agroindustriais.

ProEnergy

Trata-se da oportunidade de conhecer este projeto, que pretende obter novos produtos alimentares à base de Maçã de Alcobaça IGP, valorizando frutos com baixo ou nulo valor comercial, bem como subprodutos e resíduos da indústria de IV gama ou de sumos que não são valorizados. Assim como estudar a produção de biogás a partir dos resíduos orgânicos não valorizados. Procurando-se deste modo criar o máximo de valor na cadeia produtiva.

Integrado no conjunto de projetos no âmbito da Ação 1.1 – Grupos Operacionais do PDR2020 que a Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA) tem em curso, este projeto teve como objetivo promover a mudança de uma visão tradicional da gestão de resíduos orgânicos, para uma abordagem que tenha em consideração o Nexus "resíduos-energia-alimentos", contribuindo para a sustentabilidade da agroindústria e para uma economia hipocarbónica.

Este grupo operacional foi criado com a parceria da APMA, em cooperação com algumas empresas associadas, nomeadamente com a Campotec, a Cooperfrutas, a Frubaça, e a Granfer, bem como, por parte da investigação, com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária IP, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e o Instituto Superior de Agronomia, entidade Líder deste projeto.

As inscrições já se encontram abertas.

Recorde o artigo sobre o projeto ProEnergy publicado na revista Agrotec.