FacebookRSS feed

Agrotec

Webinar internacional "FERTIPINE - Fertilização de pinheiro-bravo"

O Centro PINUS arranca o ano de 2022 com um novo evento online dedicado a partilhar conhecimento sobre as melhores práticas de fertilização em pinheiro-bravo. Dia 12 de janeiro, às 14h30, realiza-se o webinar internacional “FERTIPINE - Fertilização de pinheiro-bravo” com a participação de oradores de três países.

É necessário fertilizar os povoamentos de pinheiro-bravo? Quais as recomendações?

O pinheiro-bravo é uma espécie pioneira que se adapta facilmente a solos degradados e pobres em matéria-orgânica. Os últimos dados do último Inventário Florestal Nacional (IFN6 2015) indicam que, em Portugal, o pinheiro-bravo ocupa, principalmente solos de textura franco-arenosa (47%), arenosa (18%) e franco-argilosa (9%).

Nestes casos, uma fertilização adequada pode melhorar o estado de nutrição do pinhal-bravo, contribuir para uma maior resistência a fatores de stress biótico e abiótico e aumentar a sua produtividade.

Em setembro de 2020, o Centro PINUS realizou um questionário sobre práticas de fertilização. Foi contratualizado com a Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC-IPC), um dos seus associados, a elaboração de uma síntese do conhecimento existente para organização deste Webinar com o objetivo de apresentar esses mesmos resultados que são reveladores de uma grande diversidade de práticas.

Este webinar reúne oradores de três países e tem como objetivo caracterizar as práticas de fertilização implementadas em pinheiro-bravo em Portugal, na Galiza e na Aquitânia e partilhar conhecimento sobre as melhores práticas de fertilização adoptadas em pinhal-bravo com recomendações para a floresta de pinho nacional.

Dirigido a Técnicos de entidades públicas e privadas (Organizações de produtores florestais, Entidades Gestoras de formas agrupadas de gestão, Gestores de Baldios, empresas, Autarquias, ICNF) e todos os interessados no tema

Conheça o programa completo aqui.

Participação gratuita com inscrição obrigatória neste link.