FacebookRSS feed

Agrotec

Webinar do Grupo Operacional + PrevCRP debate estratégias de prevenção do cancro resinoso do pinheiro

No dia 15 de dezembro de 2021 realizou-se um webinar com o objetivo de dar a conhecer as estratégias de prevenção do cancro resinoso do pinheiro desenvolvidas pelo Grupo Operacional + PrevCRP, liderado pelo ICNF e em que o Centro PINUS é um dos parceiros.

Este webinar teve como principal público alvo investigadores e apresentou os resultados  de I&D do Grupo Operacional + PrevCRP e também de outros projetos nacionais e internacionais como o URGENTpine ou a Ação COST PINESTRENGTH.

Com oradores do Chile e de Espanha, o webinar permitiu ter uma perspetiva global  do agente causador do cancro resinosos do pinheiro, o fungo Fusarium circinatum que, até ao momento, tem surgido no nosso país sobretudo em sementes ou plantas de viveiro.  

Este webinar demonstrou que existe conhecimento científico relevante para o suporte de estratégias eficazes de prevenção e controlo do cancro-resinoso-do pinheiro.

Constatou-se a necessidade de promover estudos que quantiquem os danos ambientais e prejuízos económicos decorrentes deste e de outros problemas sanitários, sobretudo para organismos de quarentena, como o Fusarium circinatum que obrigam a ações muito custosas para cumprir requisitos legais. 

No nosso país os viveiros tiveram avultados prejuízos decorrentes da obrigação legal de destruição de plantas sem que tivessem acesso a qualquer tipo de compensação. Já no país vizinho, oradores e participantes referiram que pelo menos nas regiões da Galiza e de Castela e Leão houve o pagamento de indemnizações. 

O webinar contou com a presença de cerca de 110 participantes, entre os quais investigadores e técnicos, e reforçou a importância da implementação de estratégias em viveiro de forma a prevenir o contágio de pinhais, como a desinfeção de sementes, contentores e água de rega e novos substratos alternativos à casca de pinheiro. 

Este webinar complementou outras ações de disseminação dos resultados deste Grupo Operacional, como as ações de demonstração realizadas, este ano, em viveiros de todo o país. 

Se não teve oportunidade de participar, se quiser rever ou partilhar o evento, o Centro PINUS disponibiliza a gravação no seu canal de Youtube nos links abaixo:

Pode fazer download das apresentações disponibilizadas pelos oradores nos seguintes links:

Fonte: Centro Pinus