FacebookRSS feed

Agrotec

VINOMATOS inaugura espaço comercial

A Vinomatos – Líder Mundial em Plantação Mecanizada pré-comemora 25 anos de presença da empresa em Portugal e inaugurou um espaço comercial, num investimento total de cinco milhões de euros que já está a dinamizar o concelho de Ourém. De 24 a 26 de Setembro, um grande evento inclui sorteios, promoções, vendas rápidas, um grande leilão e um aconselhamento técnico especializado de proximidade.

Ourém foi a cidade escolhida para receber o “Showroom Vinomatos” em Portugal. A empresa promoveu um evento de inauguração de três dias — de sexta (24) até domingo (26) — no novo espaço comercial que fica na EN356, na Zona Industrial de Ourém, próximo da saída do IC9 em direção a Caxarias. Com 2500 m², é uma loja completa com várias categorias de máquinas, equipamentos e ferramentas para Jardinagem, Construção Civil e Bricolage, adequados para todos os utilizadores, desde luvas a alfaias profissionais.

A abertura oficial teve lugar no dia 24 de Setembro, sexta-feira, com o discurso do Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Dr. Luís Albuquerque, e do fundador e sócio-gerente da Vinomatos, Sr. Georges Mandrafina.

Em conferência de imprensa, o sócio-gerente afirma que o investimento total ronda os cinco milhões de euros, incluindo toda a estrutura coberta do edifício com uma área de 2500 m2 até à concretização do evento de três dias de duração. O espaço constitui um polo dinamizador do concelho de Ourém, de criação de empregos e de disponibilização ao público de uma variedade de máquinas, equipamentos e ferramentas que deixaram os clientes e espectadores presentes no evento verdadeiramente satisfeitos.

De 24 a 26 de Setembro, estavam na Zona Industrial de Ourém representantes de diversas marcas de que a Vinomatos é concessionária, revendedora e distribuidora, como Fendt, Goldoni, Husqvarna, CF Moto, Kirpy, KPC, Nilfisk, Irrigação, Pecol, Mosh, VBC, Trimble, Seco, Toro, Liugong e muito mais. Os tratores Vinomatos, lançados este ano de 2021, ficaram em destaque. Trata-se de uma gama de tratores agrícolas de 25 a 55 cavalos de potência, equipados com os prestigiados motores Yanmar ou HM, que têm tido uma forte aceitação e procura não só por particulares e profissionais como por possíveis concessionários dos tratores em Portugal. A nova loja Vinomatos ficará aberta das 7 às 19 horas em dias úteis e no sábado até ao meio dia.

A novidade mais aguardada do evento foi a apresentação da nova máquina de plantar guiada por GPS, a “Révolution”, desenhada e fabricada pela Vinomatos, a qual foi apresentada dia 24 de Setembro na grande abertura ao público do novo espaço comercial Vinomatos. Esta corresponde a uma inovadora máquina de plantar vinha, olival, amendoal e diversas árvores de fruto, que promete ser uma revolução ao nível mundial no sector agrícola.

Em conferência de imprensa, Georges Mandrafina revela: “esta máquina ‘Révolution’ é o que tenho mais orgulho, estamos a fabricar a máquina em Caxarias, e utilizamos a ‘Révolution’ para prestação de serviços de plantação mecanizada de vinha, olival, amendoal e árvores de fruto em Portugal e no mundo, mas também a vendemos a outras empresas que estão a prestar serviços de plantação por várias partes do globo, porque é uma máquina que dá um elevado rendimento”.

Enquanto líder em plantação mecanizada, a Vinomatos presta serviços em 12 países, quatro continentes, com mais de 40 máquinas de plantar. “Só nos falta Austrália e África do Sul”, afirma Georges Mandrafina, com a prospetiva de que faltará pouco para alcançar esses objetivos. O mercado português recebeu com agrado a “Révolution” no ano passado, 2020, “mas a máquina não estava com a capacidade que temos hoje, porque atualmente já foi melhorada, é quase a última geração da ‘Révolution’ e em 2022 estamos a prever que teremos a máquina completamente autónoma, ou seja, hoje precisa de cinco pessoas mas no futuro a máquina será autónoma”.

A inovação desta máquina de plantar “Révolution” reside na capacidade de esta permitir de forma única no mundo a realização de todo o projeto de plantação e aramação de vinha, tudo na mesma passagem e independentemente das características morfológicas do terreno, garantindo o perfeito alinhamento. “Em vez da contratação de várias empresas, com a Vinomatos e a nossa máquina as pessoas conseguem ter uma solução integral, desde os materiais até à execução da plantação numa única passagem”, ao mesmo tempo que é uma solução amiga do ambiente porque “a nossa máquina permite evitar desperdícios de água e a obtenção de 100% das plantas vivas”, explica.

Uma novidade foi anunciada: a Vinomatos vai começar a vender drones pulverizadores, tendo sido feita uma demonstração do funcionamento de um, com capacidade de 30 litros, ideal para pulverizar terrenos de grande dimensão, com por exemplo 16 hectares. Várias tecnologias de ponta foram integradas no drone para fornecer confiabilidade suficiente durante um voo, trazendo segurança, eficiência e produtividade. Estão equipados com sensores de anti-colisão e GPS de alta precisão. Uma forma rápida, eficaz e mais amiga do ambiente para obter resultados não alcançáveis com outras formas de pulverização. A Vinomatos, enquanto Líder Mundial em Plantação Mecanizada, procura com os drones pulverizadores dar ao público uma solução inovadora e eficaz para maior rendimento.

Em conferência de imprensa, Georges Mandrafina salienta que “os drones conseguem realmente obter a precisão na pulverização e permite uma grande redução no volume de água e de produtos aplicados nas plantas”.

Para além desta novidade, o evento de inauguração conta com um grande leilão de 165 artigos novos e usados, incluindo alfaias agrícolas, veículos motorizados, materiais para plantações agrícolas, tratores, entre muitos outros. Um grande leilão a decorrer presencialmente na Zona Industrial de Ourém e com transmissão e possibilidade de participação simultânea através de canais digitais, nomeadamente o site da leiloeira Avalibérica, parceira da Vinomatos neste evento.