FacebookRSS feed

Agrotec

Vindimas comunitárias regressam a Cascais em setembro

No próximo dia 5 de setembro, segunda-feira, a Câmara Municipal de Cascais, através da empresa municipal Cascais Ambiente, volta a promover a vindima no Mosteiro de Santa Maria do Mar, em Sassoeiros. Esta iniciativa, realizada no âmbito do programa Terras de Cascais, tem como intuito promover a agricultura urbana biológica junto da comunidade do município, e envolver os munícipes neste processo sustentável de recuperação do Vinho de Carcavelos. Nesta época de vindimas, a Câmara Municipal de Cascais convida todos os amantes e curiosos do vinho e da vinha a fazerem a colheita das uvas nas terras do Mosteiro de Santa Maria do Mar, localizado em Sassoeiros, no concelho de Cascais.

Nesta vinha, com 2,7 hectares, o modo de produção é biológico, aliado à prática de uma agricultura regenerativa, de forma a melhorar o potencial enológico do Vinho de Carcavelos, produto que tem vindo a ser recuperado no concelho de Cascais, sendo este o segundo ano de vindima na vinha do mosteiro. Neste local, todos os participantes inscritos poderão vindimar entre as 17h00 e as 20h00 do dia 5 de setembro, apanhando as uvas que darão origem ao vinho DOC.

Após a vindima – aberta ao público sob inscrição -, os participantes poderão usufruir de um momento de convívio no Mosteiro de Santa Maria do Mar, entre as 20h00 e as 22h00, com dj set e uma refeição ligeira. Porco no espeto e sanduíches vegetarianas fazem parte do menu e serão acompanhadas por bebidas do Castiço Bar.

“A vindima no Mosteiro de Santa Maria do Mar é uma ação inserida no trabalho mais lato de recuperação do Vinho de Carcavelos que temos levado a cabo. O convite à população para vindimar faz parte de uma estratégia de sensibilização dos munícipes para a importância do produto local e, simultaneamente, da agricultura regenerativa, para uma maior sustentabilidade do território e das práticas alimentares”, refere Luís Almeida Capão, presidente do Conselho de Administração da empresa municipal Cascais Ambiente, “Convidamos todos para participarem nestas vindimas comunitárias e, mesmo quem não se junta a nós na colheita, pode vir ao convívio com petiscos, a partir das 20h00. O arraial, que se realizará depois da colheita das uvas, contará com a presença do Executivo e da Administração da Cascais Ambiente.”, acrescenta o responsável.

As vagas para a vindima no Mosteiro de Santa Maria do Mar são limitadas e os interessados poderão inscreverse através de um formulário disponibilizado pela organização.