FacebookRSS feed

Agrotec

Vindimar com boa maturação

A Vinideas promove a sétima edição do curso prático " Vindimar com boa maturação - análise sensorial da uva". Será realizado a 20 de agosto no Régia-Douro Park em Vila Real e 21 de agosto no núcleo empresarial da região de Évora. O orador convidado é o Giuliano Boni da VINIDEA Itália.

O curso prático “Análise Sensorial da Uva - Metodologia” foi desenvolvido pelo ICV (Institut Coopératif du Vin, Montpellier) e é um método que complementa a análise sensorial e físico-química da uva.

Permite, de forma fácil e prática, avaliar as características do desenvolvimento do bago de uva, o seu equilíbrio em ácidos, o potencial aromático e a quantidade e qualidade dos polifenóis, assim como a sua localização. Identifica desequilíbrios do grau de maturação de diversos componentes da uva, salientando situações de stress da vinha que ajudam a determinar o momento ideal da vindima. Quantifica cada um dos parâmetros com a ajuda de uma ficha analítica, que permite comparar os resultados obtidos em diferentes dias, períodos ou anos.Com a aplicação desta metodologia, o enólogo e o viticultor podem valorizar de forma otimizada a sua matéria-prima através da relação objetivo - produto definido. A Análise Sensorial da Uva (ASU) permite-nos obter informações importantes que nenhuma análise clássica nos daria.

Os objetivos deste curso prático são facultar aos técnicos vitícolas e aos enólogos uma metodologia que permite a avaliação da qualidade enológica das uvas (aromática e gustativa) e do seu nível de maturação, diferenciando de forma clara as maturações tecnológica e fenólica.

Conteúdos programáticos:

  • Descritores a utilizar na análise sensorial da uva.
  • Apresentação da metodologia de análise sensorial.
  • Cronologia de avaliação.
  • Efeito de algumas práticas agronómicas no perfil sensorial das uvas.
  • Aplicação do método para a organização da vindima.
  • Avaliação quantitativa dos descritores: ficha analítica (para estudos experimentais) e sintética (para utilização prática).
  • Sessão prática de análise sensorial de diversas amostras de uvas.

Saiba mais informações aqui.