Vieira do Minho recebe II Encontro Nacional de Produtores de Amora

Vieira do Minho recebe, a 14 de abril, o II Encontro Nacional de Produtores de Amora e a 4ª Ação de Demonstração do CompetitiveSouthBerries.

amora

A iniciativa é organizada pelo INIAV, IP, COTHN e GRAINHA BRAVA.

Este evento tem como objetivo a discussão das problemáticas da cultura e a partilha de experiências e conhecimento dos produtores e demais intervenientes no setor.

Inscrições até dia 12 de abril aqui.

É obrigatório o envio do comprovativo de pagamento para ana.paula@cothn.pt.

Os organizadores realçam que a área de pequenos frutos «tem aumentado consideravelmente em Portugal. No entanto, não se tem verificado o mesmo comportamento na cultura da amora».

«Nos Estados Unidos da América assistiu-se, nos últimos anos, a um enorme crescimento ao nível do consumo principalmente devido à exportação da amora cultivada no México. Este ano, na Europa, verificou-se também um aumento significativo no consumo de amora em fresco», recordam.

Este facto constitui uma oportunidade para a cultura da amora em Portugal. Assim, e dado o sucesso alcançado com os Encontros de Produtores de Mirtilos e Framboesas realizados anteriormente, considerou-se importante a realização do II Encontro de Produtores de Amora.

Com este Encontro pretende-se reunir produtores de amoras e promover o debate sobre assuntos emergentes que envolvem esta cultura.

Será também o momento para discutir as orientações técnicas para a produção de amora, nas diferentes regiões de Portugal, para o mercado em fresco.