FacebookRSS feed

Agrotec

Victor Manuel Martins é o novo presidente da AICC

Victor Manuel Martins, Diretor Ibérico da Nestlé Professional, é o novo presidente da Associação Industrial e Comercial do Café (AICC), após ter sido eleito, por unanimidade, em Assembleia Geral da associação, realizada no passado dia 7 de abril.

Victor Manuel Martins, que já representava a Nestlé Portugal na direção da AICC, sucede agora a Rui Miguel Nabeiro, CEO da Delta Cafés, que desde 2013 detinha a presidência desta associação.

Segundo Victor Manuel Martins “É uma honra para a Nestlé Portugal, que represento enquanto Diretor Ibérico da Nestlé Professional, assumir a presidência desta associação que defende um sector de importância crucial para o país. É também uma honra pessoal suceder a Rui Miguel Nabeiro que tão exemplarmente dirigiu a AICC, conduzindo-a pelos desafios que nos últimos anos agitaram este sector, tendo-lhe conferindo robustez com o know-how único de quem desenvolve com paixão a arte do café. É esse legado que, de ora em diante, honrarei e desenvolverei, com a mesma paixão de uma empresa que acarinha o café e desenvolve marcas locais de grande valor e reputação. Procurarei antecipar o futuro de um setor cada vez mais dinâmico, inovador e pioneiro em sustentabilidade.”

Esta alteração na presidência da AICC surge num momento crucial de retoma de atividade após um longo e desafiante período de confinamento, durante o qual a AICC manteve-se firme na defesa dos interesses de todo este sector económico, representando os seus associados junto dos mais relevantes stakeholders nacionais.

De entre as suas mais recentes prioridades, destaca-se o papel da AICC no apoio à resiliência de um setor muito afetado na sua atividade económica pela pandemia de Covid-19; o auxílio dado às empresas na reanimação pós confinamentos; a ajuda à internacionalização da marca Portuguese Coffee - no âmbito do Portugal2020; a contínua aposta na formação e especialização dos profissionais baristas e ainda o pioneirismo em prol da promoção da sustentabilidade, demonstrado através da criação de um grupo de trabalho que sentou à mesma mesa todos os industriais do setor, para que, juntos, desenvolvam uma solução para o correto encaminhamento e tratamento das cápsulas de café.

A AICC é ainda mentora de um dos maiores certames sobre café, destinado ao público, que é o Lisbon Coffee Fest e continuará a sê-lo, uma vez que é através dele que a Associação promove o consumo do café, o selo “Portuguese Coffee - a blend of stories” e o campeonato de baristas.

Profundamente atenta aos temas da sustentabilidade ambiental, a AICC tem também promovido diversos estudos e conversações com as secretarias gerais do Ambiente e do Consumidor e com diversos grupos parlamentares de modo a transmitir a estas entidades os progressos realizados por este setor e pelos seus diferentes players. Ainda neste âmbito, a AICC é parceiro ativo no Pacto Português dos Plásticos, participando no desenvolvimento de novas soluções e alternativas ao uso do plástico de modo a tornar o planeta mais sustentável.