FacebookRSS feed

Agrotec

Verbas do PDR2020 já chegaram aos Agricultores

O Programa de Desenvolvimento Rural (PDR2020) já disponibilizou aos agricultores cerca de 165 milhões de euros, dos quais 44 milhões relativos a projetos de investimento, segundo um comunicado da Secretaria de Estado da Agricultura.

O novo quadro comunitário de apoio aos agricultores, que vigora no período 2014-2020, atinge assim uma taxa de execução de cerca de 5%, que contempla os apoios veiculados em 2014 à manutenção da atividade agrícola em zonas desfavorecidas (MZD’s) e aos seguros.
Os cerca de 44 milhões de euros disponibilizados no mês de junho no âmbito de projetos de investimento equivalem a um aumento de 1% na taxa de execução deste programa, segundo a nota do Ministério da Agricultura.

Segundo o Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque: “Já tínhamos veiculado apoios às regiões desfavorecidas e aos seguros e agora chegam os apoios para as medidas de investimento. (...) Depois de sermos o primeiro país a abrir as medidas do investimento e de estarmos entre os primeiros países a ter o seu Programa de Desenvolvimento Rural aprovado, somos dos primeiros a veicular os respctivos fundos. De salientar que este é o primeiro ano de operacionalização do PDR 2020 e no entanto vai ser possível veicular aos agricultores, contabilizando os apoios do ProDer e do PDR 2020, o mesmo montante que temos disponibilizado nos últimos anos, cerca de 700 milhões de euros”.