FacebookRSS feed

Agrotec

Valpaços recebe Feira Nacional de Olivicultura

Nos próximos dias 5, 6 e 7 de maio, o Pavilhão Multiusos de Valpaços, será palco nacional do azeite com a realização da Feira Nacional de Olivicultura – OliValpaços.

O evento, salientam os organizadores, «constitui uma iniciativa estrutural de um setor estratégico para Portugal e para Valpaços, terra de enorme tradição na produção de azeite, e região de referência em qualidade».

Destaque para a realização de uma exposição de produtores e fornecedores, o Concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura, e o acolhimento do Congresso Nacional do Azeite.

O concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura, realizado pelo Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, conta com o apoio de um Painel de Provadores de referência, e realiza-se em parceria com os municípios promotores da FNO – Moura e Valpaços.

O concurso distingue os melhores azeites nacionais e os melhores monovarietais de Galega e Cobrançosa, os melhores azeites de produção biológica, os melhores azeites de Quinta e de Cooperativa, e os melhores azeites com Denominação de Origem Protegida.

Os azeites distinguidos estarão presentes no certame, onde participarão, ainda, produtores de azeite e derivados, engarrafadores, viveiristas, entre outros.

A feira é organizada pelo município de Valpaços, Cooperativa de Olivicultores de Valpaços, do CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, AOTAD – Associação dos Olivicultores de Trás-Os-Montes e Alto Douro e pela CAP – Confederação de Agricultores de Portugal.