FacebookRSS feed

Agrotec

Valorfito distingue as melhores práticas no setor agrícola português

Foi na passada sexta-feira, dia 28 de abril, em Lisboa, que 14 empresas portuguesas viram o seu trabalho distinguido em mais uma edição dos Prémios Valorfito. Num ano que fica marcado pela excelência dos resultados na recolha de embalagens – tendo-se atingido a maior percentagem de recolha de fluxos fitofarmacêuticos de sempre – a cerimónia teve como objetivo envolver o setor agrícola na reflexão sobre o estado da atividade, distinguindo aqueles que por força da sua dedicação, proatividade e envolvimento se destacaram entre as melhores práticas agrícolas.

O encontro que teve lugar em Lisboa, no Montes Claros Lisbon Secret Spot, reuniu o setor para relembrar aquelas que são as melhores práticas, olhar para casos exemplo, refletir sobre os resultados anuais da atividade, estabelecer novas metas e propor novos desafios. "A verdade é que o setor agrícola está cada vez mais forte no que respeita ao crescimento das taxas de recolha, há uma sensibilidade cada vez maior dos profissionais para aquilo que é uma agricultura sustentável e responsável, contudo, os desafios são crescentes, as metas de crescimento são cada vez mais ambiciosas, e, por isso, obrigam-nos a um esforço, resiliência e foco, que são essenciais reforçar", refere António Lopes Dias, Diretor Geral do Valorfito.  

À semelhança de anos anteriores, os prémios deste ano gratificaram o empenho dos Pontos de Retoma nacionais para cinco categorias principais: o prémio Crescimento, de âmbito regional e ilhas, atribuído a 10 parceiros e que distingue o maior crescimento na região face ao ano anterior; o prémio Cooperativa, que releva o maior crescimento nacional em 2022 para o setor cooperativo; o prémio Sementes e o prémio Biocidas, atribuídos a um parceiro respetivamente; e, com grande destaque, o prémio Excelência, o galardão mais desejado da noite, e que distingue o TOP 1 das boas práticas para critérios tanto quantitativos quanto qualitativos – este ano atribuído à Borrego Leonor & Irmão, S.A

Para o diretor-geral do Valorfito, António Lopes Dias, «esta cerimónia reforça, ano após ano, a sua importância, já que é o momento em que é feito publicamente um reconhecimento àqueles que são os pilares do sistema Valorfito, os Pontos de Retoma. A atividade de recolha está em franco crescimento e estamos certos de que em 2023, poderemos vir a atingir a tão desejada meta de 60% de retoma global. Não baixaremos os braços e as contas vão fazer-se no final, com o habitual empenho de todos».

Para o final deste encontro ficaram guardados a entrega oficial dos prémios, assim como o reconhecimento a todos os presentes e envolvidos nesta operação em prol de uma agricultura mais sustentável. No encerramento, António Lopes Dias aproveitou ainda para reforçar alguns dos principais desafios dos próximos anos, relembrando que este ano o Valorfito estará ainda mais próximo dos pontos de retoma e agricultores de menor dimensão, com o propósito de colmatar as principais dificuldades e contribuir para uma melhoria na recolha dos dois fluxos mais desafiantes – sementes e biocidas. 

Lista dos premiados

Crescimento Algarve | Hubel Verde, SA
Crescimento Alentejo | CBH Portugal
Crescimento Oeste | CCACP - Centro Comer. e Agri.do Canal Profissional, S.A.
Crescimento Ribatejo | Lucio Loureiro
Crescimento Interior Centro | Fernando & Silva Lda.
Crescimento Interior Norte | Macedagro
Crescimento Litoral Centro | Agro-Moliceiro
Crescimento Litoral Norte | Adega Cooperativa de Ponte de Lima, Crl
Crescimento Açores | Agro-Util
Crescimento Madeira | SOLOFERTIL - Produtos para a Agricultura, Lda
Cooperativa | Adega Cooperativa de Ponte de Lima, Crl
Sementes | Borrego Leonor & Irmão, S.A
Biocidas | Anticimex Portugal Lda
1º Lugar Excelência | Borrego Leonor & Irmão, S.A