FacebookRSS feed

Agrotec

Valorfito apela os produtores de milho a reciclagem de sacos de sementes

O Valorfito lançou um pedido da valorfito aos produtores de milho, solicitando a sua colaboração na recolha e posterior reciclagem de sacos de sementes.

VALORFITO

A taxa de retoma destes resíduos foi cerca de 20% em 2020, menos de metade da média do Valorfito. «Recebemos muito menos do que seria de esperar de sacos se milho, arroz e cereais praganosos.Temos e devemos reverter esta situação com a ajuda de todos. Basta colocar os sacos vazios dentro dos SACOS VERDES Valorfito e entregar num ponto de retoma / ponto de venda. Os sacos verdes significa NÃO PERIGOSO. por isso não misturar com pesticidas», refere a entidade.

O VALORFITO, designação pelo qual é conhecido o Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura, tem como objectivo a recolha periódica dos resíduos de embalagens primárias de produtos fitofarmacêuticos e sua gestão final, seguindo as exigências do Despacho Conjunto 369/2006 de 02/05/2006, publicado na Série II do DR nº 84. Este sistema permite dar resposta às necessidades dos produtores agrícolas de encontrarem um destino adequado para os resíduos de embalagens de produtos fitofarmacêuticos que são gerados nas suas explorações agrícolas, e assegura que toda a fileira do sector agrícola (produtores, distribuidores e agricultores) possa cumprir a legislação em matéria de resíduos de embalagens de produtos fitofarmacêuticos..