V Colóquio Nacional de Horticultura Biológica já tem programa definitivo
O V Colóquio Nacional de Horticultura Biológica (VCNHB) decorrerá nos dias 11 e 12 de maio de 2023, na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu, e contará com elevada adesão de investigadores, técnicos e produtores.
A organização do colóquio recebeu 60 resumos referentes a trabalhos de investigação e experimentação sobre o Modo de Produção Biológico (MPB) em culturas hortofrutícolas. Após apreciação e validação pela Comissão Científica os trabalhos foram distribuídos pelas diferentes sessões temáticas, Sessão I – Itinerários técnicos em modo de produção biológico; Sessão II - Transformação, qualidade e consumo e Sessão III - Aspetos socioeconómicos e organização do setor, de forma oral, e em formato de pósteres.
O VCNHB é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Horticultura (APH), em parceria com a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viseu (ESA / IPV) e a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAP Centro) e conta com o apoio da Câmara Municipal de Viseu.
Ao longo das sessões temáticas serão reveladas técnicas de produção sustentável, como o ‘Deep Compost Mulch System’ no controlo de infestantes ou os efeitos de microalgas no controlo de Botrytis cinerea, e práticas de economia circular, como o uso de compostados de subprodutos provenientes de adegas e da indústria cervejeira na fertilização das culturas.
As hortas escolares em MPB como espaços de conexão com a natureza e de aprendizagem e o consumo de alimentos biológicos e a sua relação com a qualidade de vida são outros dos muitos temas de interesse do Colóquio, que pretende fazer uma reflexão sobre o futuro da agricultura biológica na mesa-redonda que encerra o evento.
O programa inclui visitas técnicas à Casa de Mouraz, um projeto de viticultura sustentável e produção de vinhos naturais, e à Ecoseiva, um projeto de produção e comercialização de hortícolas em MPB, ambos no concelho de Tondela.
O VCNHB realiza-se numa conjuntura em que a União Europeia traçou como meta 25% da sua área agrícola em MPB até 2030. No período 2012-2020, a área em MPB na UE aumentou mais de 50%, atingindo 14,8 milhões de hectares, o que representa 9,1% do total da superfície agrícola utilizada (SAU). A SAU biológica da UE é composta maioritariamente por pastagens permanentes (42%), forragens verdes (17%), cereais (16%) e culturas permanentes (11%), tais como vinhas, pomares e olival.
Em Portugal, a área agrícola em MPB é de 279 016 hectares, um aumento de cerca de 10 mil hectares face a 2020. A área agrícola em conversão para MPB – 476 785 hectares – é quase 10 vezes superior à registada em 2020 e o número de operadores em MPB triplicou, atingindo os 15 979, relevam os dados do Observatório Nacional da Produção Biológica.
O VCNHB pretende promover o intercâmbio de informação entre investigadores, técnicos e agentes do setor; divulgar os avanços técnico científicos nos temas a abordar; envolver a comunidade nas questões política nacionais e europeias relacionadas com a produção e consumo dos produtos e identificar linhas de trabalho e de investigação que possam contribuir para o desenvolvimento de estratégias ambiental e socialmente sustentáveis.
Para mais informações e inscrições consulte aqui.