FacebookRSS feed

Agrotec

UTAD: “Territory Talks” antecipam como será a agricultura e a alimentação em 2050

Da terra à mesa, há todo um caminho (des)conhecido que vai moldar o futuro da agricultura e da alimentação a nível global. Por isso, Lorenzo Giovanni Bellù, economista da Rede de Prospetiva Estratégica das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), é o convidado da próxima sessão das “Territory Talks – Conversas sobre o(s) Futuro(s) do(s) Território(s)”, agendada para 15 de novembro.

Nos próximos 30 anos, como é que será o futuro da alimentação e da agricultura em Portugal e no Mundo? Esta é a questão que vai alimentar a discussão, a partir das 18h, em ambiente online e com transmissão em streaming.

Economista sénior do Ponto Focal da Rede de Prospetiva Estratégica das Nações Unidas para a FAO, Lorenzo Giovanni Bellù vai apresentar alguns dados do relatório "Futuro da Alimentação e da Agricultura: Caminhos Alternativos até 2050".

As incertezas que envolvem as dinâmicas demográficas, a escolha de diferentes dietas, o progresso tecnológico, a distribuição de rendimentos, a disponibilidade dos recursos naturais, as alterações climáticas e até a própria sustentabilidade da paz vão ser fatores decisivos num cenário prospetivo. Neste webinar, far-se-á um exercício de previsão que esboça cenários alternativos e destaca potenciais caminhos para os sistemas alimentares e agrícolas a nível regional, nacional e global.

Com moderação dos investigadores do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD), Luís Ramos e Lívia Madureira, a próxima sessão “Territory Talks” será aberta à participação de todos e gratuita.