Universidade Católica Portuguesa: Projeto de investigação desafia o cultivo de leguminosas
E se cultivasse leguminosas em casa e com isso ajudasse a alcançar sistemas alimentares mais sustentáveis? E se as leguminosas selvagens ajudassem a melhorar o impacto das utilizações do solo?
São provocações do projeto legumES, um projeto de investigação e inovação coordenado cientificamente por Pietro Iannetta, do James Hutton Institute, através da sua nomeação conjunta como Professor Assistente da Universidade Católica Portuguesa e "Invited Senior Scientist" no Grupo de Investigação PlanTech doCentro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF), da Escola Superior de Biotecnologia, da Universidade Católica Portuguesa.
O projeto, que acaba de iniciar o seu percurso de investigação e inovação, tem como grande objetivo validar os benefícios das leguminosas para o ecossistema, isto é, dar resposta à necessidade urgente de validar e quantificar os "benefícios dos serviços ecossistémicos" oferecidos pelas leguminosas.
Com a duração de quatro anos, recebeu um financiamento de 6,2 milhões de euros pela Comissão Europeia e pelos governos da Suíça e do Reino Unido. É levado a cabo por um consórcio multidisciplinar de 22 parceiros, de 12 países da UE, mais a Suíça e o Reino Unido. A parceria engloba organizações de investigação e tecnologia, micro, pequenas e médias empresas, grandes empresas e organizações não governamentais, e este complemento reflete o desafio multidimensional que se coloca.
Informação divulgada pela Universidade Católica Portuguesa. Para saber mais aceda aqui.
Fonte: Rede Rural Nacional