FacebookRSS feed

Agrotec

Um setor agrícola mais JANOTA

Enquanto setores como a indústria automobilística ou das telecomunicações estão a tirar o máximo partido da tecnologia para inovar, este nível de compromisso com a inovação ainda não se verifica no setor agrícola. Talvez por isso este seja visto como o “setor retrógrado" aos olhos de muita gente - e um setor pouco atrativo dificilmente terá resultados excecionais.

gestão de produção agrícola

As empresas deste setor são, não na totalidade mas numa parte relevante, mais avessas à inovação. Não em termos de maquinaria, pois este tema é colocado na primeira linha de investimentos, mas em termos de software e sistemas de gestão que otimizam o processo produtivo da exploração. É uma mentalidade errada e que não pode continuar a dominar o setor. De que serve inovar em maquinaria se não inova na gestão? Se não sabe o que está a acontecer na exploração, como vai otimizar as operações de campo e os resultados da empresa?

Da mesma forma que há tratores e máquinas para todos os gostos e necessidades, também há softwares e sistemas de gestão adequados a todas as realidades. Atualmente a tecnologia não é apenas uma opção; trata-se de uma ferramenta indispensável para quem quer crescer, individual e coletivamente.

É verdade que estatisticamente somos um país com maior população de pequenos e médios produtores e, além disso, o Agricultor Nacional vê-se cada vez mais atingido por reduções no preço de venda dos seus produtos e com um aumento do custo dos fatores de produção. Com um lucro cada vez menor e um setor cada vez mais fustigado por restrições e exigências legais/burocráticas, torna-se difícil abrir espaço para inovar e investir em formas de otimizar a exploração. No entanto, apenas através deste investimento em tecnologia é possível otimizar os processos durante a produção, produzindo mais no mesmo espaço, enquanto se poupam recursos como água, fertilizantes, fitofármacos e - não esquecer - tempo. É a tecnologia que permite uma redução do impacto ambiental, enquanto aumenta a sustentabilidade da empresa e propicia o desenvolvimento do setor como um todo.

As informações trabalhadas por estes softwares de gestão ajudam na tomada de decisão, tornando-a muito mais informada, simples de tomar e preventiva. Isto, associado a um controlo e análise constante da exploração, aproximam a meta conhecida como “Sucesso”. Sim, porque o grande objetivo no final de cada campanha é ter sucesso. Cada agricultor terá certamente a própria definição de sucesso. Existem inúmeras possibilidades, mas todas elas têm algo em comum: o sentimento. Não há nada como chegar ao final da campanha e sentir que os resultados foram superados e que o negócio está a prosperar. E mais ainda, não há nada como um agricultor motivado e um setor focado em fazer melhor a cada ano.

Ser JANOTA é parte da agricultura portuguesa. Todos os agricultores têm dentro de si um Jovem Agricultor Nacional Orgulhosamente com Tecnologia Agrícola, só precisam de o mostrar. Está na hora de voltar a fazer da agricultura um setor interessante, um setor dinâmico, evoluído. Um setor sexy! Está na hora de elevar a Agricultura Portuguesa ao lugar que merece no panorama mundial: um lugar no topo.

Por: Daniel Ferreira | Alquimista de Ambições @ Wisecrop

Daniel Ferreira