FacebookRSS feed

Agrotec

Um exemplo na responsabilidade social

vitacress

Somos uma empresa de paixões. Paixão pela terra. Este é o nosso slogan porque a paixão está dentro de nós e trespassa para todas as nossas acções. A paixão de ver a terra areada, semeada e, dia após dia, esperar as cores vivas da frescura dos nossos produtos. Porque produzir produtos nutritivos, saborosos e saudáveis só é possível com uma grande paixão.

Por Vitacress

É por isso que somos uma equipa com um objectivo. Conhecemos o nosso papel na organização. Partilhamos o conhecimento a apoiamo-nos mutuamente – fazemos de prática comum receber de braços abertos os alunos recém licenciados para que possam aprender connosco e ensinar-nos. Sabemos incluir os outros - estabelecemos protocolos com o Estabelecimento Prisional de Odemira e Instituições com pessoas com deficiência, de forma a proporcionar as mesmas oportunidades de acesso ao trabalho.

Colaboramos com projectos como o CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes e a Comissão Local para a Interculturalidade, que auxiliam a população migrante na integração no território local, apoiando em questões legais, de educação formal e não formal, bem como cursos de português para estrangeiros. Sabemos ouvir, apoiar e desafiar construtivamente, celebrando sempre os nossos sucessos – pelo segundo ano consequtivo fomos eleitos como uma das 100 melhores empresas para trabalhar em Portugal.

A nossa paixão também é sermos pioneiros, porque inovamos constantemente em todas as actividades que desenvolvemos e exploramos os nossos próprios limites. Desafiamos a rotina e saimos da nossa zona de conforto, como o exemplo da combinação única de folhas baby com salicórnia, um vegetal marinho de sabor salgado natural, um excelente substituto do sal de cozinha. Sabemos correr riscos calculados e fizemos um estudo de avaliação da Pegada de Carbono, de onde surgiram uma série de acções em implementação. Somos lideres nos vegetais lavados e prontos a consumir, com uma quota de mercado que ronda os 40% em Saladas, e como a marca de referência nas saladas refeição, onde representamos 60% do segmento.

Somos de confiança e respondemos pelas nossas acções, cumprindo as nossas promessas. Assumimos as nossas responsabilidades e por isso trabalhamos com abertura e transparência e a nossa integridade é inquestionável.

Prova disso são os constantes resultados positivos nas Auditorias ISO 14001, OHSAS 18001, Global GAP, BRC Global Food Standard, American Institute of Bakers e requisitos específicos dos Clientes. Temos, anualmente, auditorias SMETA, que demonstram o nosso compromisso com o desenvolvimento de relações éticas, validadas pela SEDEX (Supplier Ethical Data Exchange), que pretende ajudar na melhoria contínua das cadeias de fornecimento. A SMETA avalia a preformance das empresas em 4 pilares, nomeadamente, Requisitos Laborais, Higiene e Segurança, Ética nos Negócios e Ambiente.

Somos responsáveis porque decidimos em função de um crescimento sustentável. Pensamos a prazo para cuidar do futuro. 10% da área que exploramos é dedicada à biodiversidade.

Estas plantações proporcionam abrigo e alimento para várias espécies e animais, e ao mesmo tempo protegem melhor as nossas folhas baby.

A qualidade da água utilizada nas nossas quintas é controlada através de métodos sustentáveis, controlamos a quantidade de água utilizada através de estudos de meteorologia e sensores de medição da temperatura e humidade da terra, bem como através da aquisição de avançada tecnologia nos sistemas de irrigação, facilitando a precisão da aplicação de água. Temos o cuidado de utilizar um sistema de rotatividade de solos de forma a permitir a recuperação natural da terra.

Estamos focados no interesse do consumidor e nas exigências do mercado, por essa razão estamos a aumentar a nossa área dedicada aos produtos biológicos.

A nossa responsabilidade social alarga-se à parceria com diversas instituições de ensino como a Universidade Católica, o Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Aveiro e a Universidade do Algarve promovendo a investigação científica e permitindo uma maior ligação das empresas com as universidades.

Com o Instituto de Medicina Molecular do Hospital de Santa Maria e a Imperial College London desenvolvemos uma Investigação sobre o Agrião de Água como coadjuvante no tratamento do Cancro em pacientes com cancro da mama. Estamos integrados no projecto MobFood que tem como objectivo a mobilização de conhecimento científico e tecnológico em resposta aos desafios do mercado agroalimentar.

A nossa ligação às universidade criou o interesse da AESE Business School em elaborar um Case Study sobre a Vitacress, que é estudado e analisado pelos alunos dos programas Executivos desde 2015.

Temos orgulho no que fazemos e criámos em conjunto com o Vale da Rosa a Salada da Rosa. As receitas revertem para o IPO de Lisboa no dia da luta contra o cancro da mama.

Promovemos uma alimentação saudável com instituições de âmbito nacional e internacional, como são exemplos as parcerias com a Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, a Associação 5 ao Dia, a Fundação Portuguesa de Cardiologia, entre outras. Também apoiamos localmente acções de promoção de hábitos alimentares saudáveis com Unidades de Saúde do Concelho de Odemira (Acções de Promoção do Consumo de Sopa) e a Escola Profissional de Odemira (Workshops sobre confecção de refeições saudáveis).

Parceria com a Escola Profissional de Odemira

Semanalmente, disponibilizamos produtos pelas cantinas das instituições locais como lares, creches e cabazes para famílias carenciadas. Queremos agradecer-lhes o trabalho e o impacto que têm no desenvolvimento local.

Temos uma longa parceria com a Escola Profissional de Odemira, através de donativos semanais de produtos para a cantina e inclusão de profissionais e alunos nos eventos e atividades da empresa, como o Congresso Internacional do Agrião, várias sessões de degustação e contratação dos serviços de catering para eventos internos.

Angariamos fundos para associações, clubes, comissões locais, torneios desportivos, provas de BTT e caminhadas (Brisas de Odemira e Miróbriga Trail Run). Promovemos o desporto infantil através de patrocínios de equipamentos e infraestruturas (futebol, surf e canoagem).

Promovemos as hortas urbanas com o apoio dos nossos agrónomos na transmissão de conhecimentos básicos de agricultura com o Estabelecimento Prisional de Odemira e com a Creche da Boavista dos Pinheiros. Patrocinámos a implementação de um projecto de Hortas Urbanas e Parques de Manutenção Física com a Câmara Municipal de Lisboa.

Apoiamos a reabilitação de espaços urbanos como é exemplo a pintura dos muros nas freguesias do Município, convidando e promovendo também os artistas locais.

A maior responsabilidade também é para com todos os colaboradores que nos acompanham hoje, acompanharam no passado e acompanharão no futuro. Para sermos melhores todos os dias, para inovarmos, para crescermos, para partilharmos e para que possamos entregar os produtos mais frescos, saudáveis e nutritivos.

A palavra crescimento faz parte do nosso DNA. São as sementes que plantamos na terra que também plantamos na nossa missão, valores e cultura. A forma como nutrimos e acompanhamos o crescimento dos nossos produtos é o mesmo que usamos para os nossos colaboradores, proporcionando formação adequada, lançando constantemente desafios e objectivos que os façam crescer. Também cuidamos proporcionando serviços de medicina internos, espaços de convívio, seguros de saúde, serviços de ATL e diversos protocolos onde os nossos colaboradores podem usufruir de várias vantagens.

Sabemos que ao cuidar dos nossos colaboradores a mesma mensagem passa através das suas atitudes, para a terra, para as sementes, para os produtos que fazemos chegar aos nossos clientes. E é esse sabor inigualável que nos diferencia. Porque ao cuidarmos estamos a acrescentar sabor à nossa paixão.

É por tudo isto que somos movidos pela paixão. A paixão que brota em todas as nossas acções só existe porque vem de dentro. Dos nossos colaboradores, que ouvimos atentamente e a quem agradecemos toda a sua incansável dedicação. Pela sua vontade de continuar a inovar e a surpreender. São eles que promovem e colocam em prática as nossas actividades de responsabilidade social. Será que seríamos responsáveis sem as pessoas que todos os dias acordam e trazem a sua paixão para dentro da nossa organização? Talvez sim... mas não seria a mesma coisa.

Nota Editorial:

Este texto complementa o dossier Horticultura no Sudoeste Alentejano, publicado na revista Agrotec 29.

Saiba mais aqui