UE aumenta exportações de trigo

Na União Europeia (UE) foram exportadas 422.462 toneladas de trigo, o que corresponde ao valor mais elevado das últimas dez semanas e muito superior à média semanal da atual campanha, de 377.498 toneladas.

Nos Estados Unidos da América (EUA) também houve surpresas mas, ao contrário da UE, as exportações atingiram apenas 120 mil toneladas de trigo contra as 300 mil previstas, de acordo com Toño Catón, Diretor de Culturas Arvenses de Cooperativas Agroalimentarias.

No Egito, as previsões de importação de trigo para a campanha 2018/2019 são de seis milhões de toneladas, enquanto durante a atual campanha importou sete milhões de toneladas.

Na Ucrânia, a plantação de trigo de primavera está muito atrasava, com apenas 6% da superfície cultivada, contra os 87% assinalados em anos anteriores no mesmo período.

Em relação ao milho, os maus resultados da colheita na Argentina, sobre a qual o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) aponta para 33 milhões de toneladas, tem vindo a aumentar os preços, assim como a demora das culturas nos Estados Unidos devido às chuvas e à neve.

A procura por parte da China de milho proveniente da Ucrânia é também um fator positivo para os preços europeus.

Fonte: Agrodigital