FacebookRSS feed

Agrotec

UA propõe micro módulo "Sociedade e Desenvolvimento Sustentável"

A Universidade de Aveiro (UA), no âmbito das propostas inovadoras de formação e do projeto Universidade ECIU de que é membro, propõe o micro módulo Sociedade e Desenvolvimento Sustentável. Podem inscrever-se estudantes participantes em processos de resolução de desafios no âmbito da Universidade ECIU, bem como os aprendentes ao longo da vida, numa perspetiva de requalificação e atualização de competências. Candidaturas decorrem até 21 de novembro de 2022.

Este micro módulo organiza-se em torno do debate sobre as relações entre sociedade, ambiente e desenvolvimento, tendo em conta diversos aspetos e escalas a que aquelas relações se desenvolvem. Em particular, será debatida a noção de desenvolvimento sustentável a partir da perspetiva das ciências sociais em geral e da sociologia em particular, no sentido de explorar este conceito e de compreender os principais desafios que a mesma coloca a diferentes contextos sociais. No mesmo sentido, as múltiplas e complexas interações entre contextos sociais e ambiente, os diferentes valores, representações e práticas sociais relativamente ao ambiente e à sustentabilidade, serão objeto de atenção no âmbito deste micro módulo.

Estas questões serão enquadradas por uma breve abordagem às transformações sociais, económicas e políticas ocorridas nas últimas décadas, em especial nas sociedades ocidentais, que conduziram a alterações importantes em termos de valores e práticas sociais face à sustentabilidade e às questões ambientais.

Para estudantes e interessados em alargar conhecimentos

Os destinatários são estudantes inscritos em processos de resolução de desafios no âmbito da Universidade ECIU, bem como os aprendentes ao longo da vida, numa perspetiva de requalificação e atualização de competências.

O micro módulo não pressupõe condições de acesso. Tratando-se de um micro módulo de nível básico, todos os estudantes de todas as áreas científicas, serão bem-vindos. Funciona em língua inglesa e online, com a possibilidade de adequação dos momentos síncronos à disponibilidade do conjunto de estudantes inscritos

Elisabete Figueiredo, professora do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da UA, é a responsável por este micro módulo, sem taxas de frequência, com duração de 54 horas, sendo 15 de contacto. Equivale a 2 ECTS.

Calendarização

- Início: 05/12/2022;

- Fim: 02/01/2023;

- Candidaturas a decorrer até 21/11/2022.

Candidate-se aqui.

Informação completa aqui.