FacebookRSS feed

Agrotec

Timac Agro lança "ADN" para combater efeitos das alterações climáticas

A nova geração de bioestimulantes criada pela Timac Agro para responder às alterações climáticas será lançada a nível mundial a 7 de Setembro, na Agroglobal. A gama “ADN” surge como mais uma solução para os efeitos dos fenómenos extremos que, cada vez mais, alteram os ciclos de produção das culturas e apresentam consequências lesivas no sector agrícola.

Após 10 anos de investigação e desenvolvimento no Centro Mundial de Inovação, em França, a Timac Agro articulou a criação da gama ADN (Aumento, Destress e Nutrição) com instituições académicas internacionais como o INRA Caen, a Universidade de Navarra ou a Universidade de Nottingham, entre outras, apresentando ao mercado cinco segmentos de bioestimulantes, entre os quais se destacam várias fórmulas destinadas à agricultura biológica.

A nova família de bioestimulantes ADN ramifica-se em cinco gamas com diferentes objectivos: Kaoris para a remodelação celular, Genaktis para a performance genética, Seactiv para menos stress da planta, Irys para uma nutrição estimulada e Astelis para a nutrição bioactivada dos cereais, cumprindo o propósito de estimular naturalmente as plantas e de reforçar a expressão do potencial genético, regulando e optimizando a expressão de alguns genes.

Nos últimos 20 anos, a temperatura média global aumentou cerca de 2ºC tornando os fenómenos extremos mais frequentes, como o stress hídrico ou a floração precoce. A Timac Agro, mantendo o foco constante na inovação para criar produtos eficazes, desenvolveu bioestimulantes que ajudam a maximizar o potencial de produção. Com base no conhecimento profundo das explorações e na pesquisa de soluções, a Timac antecipa respostas para estes problemas através de uma melhor exploração dos recursos do solo, da utilização da água e dos nutrientes, provocando maior resistência das plantas.

Os desafios para uma agricultura sustentável e eficiente passam pela consciencialização da emergência climática num contexto cada vez mais complexo e dominado por um crescimento constante do ponto de vista económico, demográfico e tecnológico, obrigando a questionar os modelos de industrialização e de produção agrícola e agro-alimentar. Nesse âmbito, a Timac traça propósitos de investigação para melhorar a eficiência da nutrição, reduzindo a pegada ambiental das propriedades agrícolas e acrescentando benefícios para os agricultores como a redução das emissões de GEE, diminuição da poluição de águas superficiais, melhoria da eficiência, utilização principal das matérias-primas advindas da economia circular e o incentivo à produtividade da agricultura biológica.

Integrada na filial portuguesa do Grupo Roullier, a Timac Agro é especialista em nutrição vegetal e animal e desenvolve, há mais de 60 anos, soluções inovadoras agronómicas e zootécnicas para uma agricultura mais próspera e produtiva num quadro de sustentabilidade ambiental e económica. Em Portugal, a Timac Agro é a principal marca da empresa VITAS, englobando uma grande diversidade de produtos que conjugam soluções em nutrição vegetal e animal, fabricadas na plataforma industrial de Setúbal e em unidades de produção do Grupo Roullier situadas noutros países. 

Actualmente, a Timac Agro é um dos raros operadores do mercado da nutrição vegetal e animal que possui laboratórios e equipas de investigação próprias, que desenvolvem as pesquisas em estreita colaboração com peritos internacionais, baseando-se nas respostas da natureza para o desenvolvimento de soluções seguras e eficazes que respondam a necessidades especificas identificadas no terreno junto dos agricultores. 

Com a premissa de inovar de forma sustentável, a Timac aposta em soluções e tecnologias de futuro articuladas em estreita relação com o Centro Mundial de Inovação Roullier, antevendo respostas para um futuro em que os números são claros: em 2050, o mundo terá 10 mil milhões de habitantes, aumentando em 50% a procura por alimentos, sendo que 20% das emissões de gases com efeito estufa (GEE) se devem à agricultura. Em 2019 estimava-se que mais de 8,9% da população mundial sofra de escassez de alimentos, o que coloca desafios à produção ainda maiores.

O Grupo Roullier sempre apostou na investigação aplicada, tendo criado ao longo do tempo estruturas próprias de I&D a que alocou fortes recursos tecnológicos e humanos. Em Saint-Malo, junto à sede do Grupo em França, foi criado o CMI Roullier – Centro Mundial de Inovação Roullier, que concentra a maioria dos projectos de I&D e que constitui um verdadeiro acelerador da inovação nos domínios da nutrição vegetal e da nutrição e bem-estar animal, desenvolvidas em articulação directa com mais de uma centena de universidades e instituições científicas em todo o Mundo.

Com um investimento inicial de 30M€, o CMI Roullier materializa-se em 20 mil m2 de área total, dos quais 5 mil m2 estão dedicados à investigação e cerca de 1.200 m2 são ocupados por estufas capazes de reproduzir os climas e os solos de diferentes continentes, incluindo 1 estufa de fenotipagem, única no domínio da fertilização privada, concebida em parceria com o Institut National de la Recherche Agronomique (INRA), que permite medir o crescimento ou o estado fisiológico. Em 2020, o CMI Roullier reforçou o investimento no aumento da capacidade analítica em microbiologia e na equipa de investigadores em algologia, contando actualmente com um total de 161 investigadores dedicados à inovação, com o registo de seis pedidos de novas patentes ligadas ao desenvolvimento sustentável até 2020.