FacebookRSS feed

Agrotec

Terminou o Digital Agriexport 4.0, com várias oportunidades de negócio para o setor agroalimentar

A ação Digital Agriexport 4.0, organizada pela Inovcluster chegou ao fim no passado dia 30 de abril. Eram duas semanas de networking entre compradores internacionais e produtores portugueses do setor agroalimentar. A ação foi prolongada por mais uma semana de forma a que fosse possível a realização de mais reuniões entre os produtores e os compradores internacionais.

Agricultura

Durante as três semanas de evento estiveram presentes mais de 90 compradores internacionais de cerca de 20 mercados diferentes. O registo dos compradores internacionais foi crucial para o sucesso da ação, que procuravam novos parceiros de negócio sendo que alguns destes compradores internacionais já conheciam a qualidade dos produtos portugueses.

Foram apresentados produtos agroalimentares de toda a zona geográfica do país, entre queijos, vinhos, azeites, enchidos, frutas e legumes, café, snacks, flor de sal, compotas, infusões e ervas aromáticas.

Durante as duas primeiras semanas da ação, foram ainda realizados 7 webinares de capacitação para as empresas do setor agroalimentar abordando várias temáticas desenvolvidas no âmbito de projetos levados a cabo pela Inovcluster, tais como economia circular, digitalização e abordagem de mercados internacionais. Destacando a apresentação de duas novas plataformas tecnológicas desenvolvidas pela Inovcluster no âmbito do projeto Agriexport 4.0. O feedback acerca da plataforma web agritransporte.pt foi muito positivo e foi possível perceber que existe interesse por parte das empresas do setor agroalimentar em começar a utilizar esta mesma plataforma.

Os produtores do setor agroalimentar seguem agora os contactos que realizaram durante todo o networking da ação e a Inovcluster espera que seja possível realizar novos negócios de forma a incrementar as exportações de Portugal.

Esta ação, Take Portugal with You! | AgriExport 4.0, estava inserida no âmbito do projeto AgriExport 4.0 que tem como objetivo incrementar o reconhecimento internacional coletivo dos bens produzidos no setor agroindustrial português, potenciando a internacionalização das PME’s por via da sua promoção coletiva e estabelecimento de parcerias de cooperação e competição. Este projeto é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.