FacebookRSS feed

Agrotec

Taxa de reciclagem de embalagens agrícolas volta a crescer em 2023

Depois de ter anunciado os excelentes resultados de recolha de Embalagens Vazias de Produtos Fitofarmacêuticos, Sementes e Biocidas no ano 2023, com um crescimento da Taxa de Retoma de 50% em 2022 para 56,5% em 2023, aproximando-se fortemente da tão ambiciosa taxa de 60%, o Valorfito, designação pelo qual é conhecido o Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura, anuncia agora um novo dado: em 2023 foram valorizadas todas as 508 toneladas de resíduos recolhidos (numa taxa de 100%), valor que supera ainda os 99% de 2022. De salientar que todos os resíduos valorizados o foram através de operações de reciclagem.

A taxa de reciclagem média do sistema Valorfito situou-se, em 2023 nos 56,5%, um aumento expressivo comparativamente ao ano anterior (49,6%). Este é um resultado deveras significativo tendo em conta que a taxa média nacional de reciclagem ronda os 16% e a média da UE os 30%. Os resíduos geridos pelo Valorfito, provenientes da agricultura profissional, destacam-se claramente, colocando o sector agrícola numa posição de dianteira, em mais uma demonstração do sentido responsável e sustentável com que se desenvolve esta atividade.

Para António Lopes Dias, Diretor Geral do Valorfito "são resultados muitíssimo positivos, que revelam o empenho e dedicação contínuos dos profissionais portugueses, sendo de realçar que todos os resíduos recolhidos foram encaminhados para reciclagem, não havendo qualquer tipo de direcionamento para aterro". "O desempenho na gestão da fração plástico, que representa 84% dos resíduos recolhidos pelo Valorfito, é especialmente determinante para o resultado global do sistema; e há semelhança de anos anteriores, o desafio continua a estar na retoma de materiais compósitos, habitualmente incluídos em embalagens destinadas à agricultura de minifúndio, que acabamos por não conseguir retomar, prevendo-se que possam estar canalizadas para lixo doméstico ou até a serem queimadas em explorações agrícolas", acrescenta ainda.

Com estes excelentes resultados obtidos em 2023 o Valorfito atingiu e ultrapassou a meta global de reciclagem que é de 55%, mantendo o plano e objetivo de atingir no final de 2024 a meta de 60% de taxa de retoma, estando agora a apenas 3,5 pontos percentuais de distância desta marca.