FacebookRSS feed

Agrotec

TAGUS promove produtos locais, tradições e empreendedores em período de isolamento social

Em tempos da pandemia Covid-19, a TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior apela ao consumo dos produtos de Abrantes, Constância e Sardoal e promove as tradições e os empreendedores do território através dos seus meios digitais.

TAGUS

Seguindo o repto lançado pelo Ministério da Agricultura, que lançou a campanha “Alimente quem o alimenta”, a TAGUS está a reunir a informação no seu sítio na Internet sobre os produtores agroalimentares, que tem disponibilidade para venda e entrega ao domicílio da comunidade do Ribatejo Interior. O objetivo com esta bolsa de produtores é apelar ao consumo dos produtos do Ribatejo Interior (vinhos, azeites, queijos, enchidos, hortofrutícolas, mel, doces e compotas, cervejas, entre outros) para minimizar os impactos negativos que as medidas de isolamento social estão a provocar na economia destes agentes.

Sob o mote “O Ribatejo Interior em sua casa”, a Associação de Desenvolvimento Local já está a avançar com alguns dos produtos do Ribatejo Interior. E à medida que for recebendo informações dos produtores, que estão a entregar em casa dos consumidores, vai atualizando a informação.

Se produz agroalimentares, tem a sua atividade devidamente legalizada, e está a entregar ao domicílio nos concelhos de Abrantes, Constância e Sardoal, envie um email para tagus@tagus-ri.pt com os seus dados.

Também, a campanha "Alimente quem o Alimenta", do Ministério da Agricultura, vai disponibilizar uma plataforma, a nível nacional, que pretende encurtar a distância entre a oferta e a procura, apostar nos circuitos curtos de comercialização, pondo em contacto direto quem produz e quem consome, divulgando produtores e iniciativas. Os produtores que estejam interessados em fazer parte desta base só tem de preencher o formulário de inscrição disponível.

Outra das iniciativas digitais, que a TAGUS está a desenvolver, é desafiar os agentes locais (produtores, beneficiários, autarquias, entre outros), a produzir pequenos vídeos caseiros para divulgar, através das redes sociais da Associação. Estas publicações, com o objetivo de sensibilizar a população para a valorização do que é local, vão dando a conhecer os produtos, o artesanato, as tradições e os projetos empreendedores do Ribatejo Interior, convidando os utilizadores a ficar "Em casa... com os nossos", a realizar algumas das tarefas que são apresentadas e a partilhar as suas experiências.

Estas ações vão de encontro à estratégia de promoção e valorização dos produtos e do artesanato do Ribatejo Interior da Associação do Desenvolvimento Local, no âmbito do DLBC Rural, através do Portugal 2020, cofinanciada pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI).

“Vivemos dias diferentes, temos e devemos permanecer nas nossas casas, mas vamos continuar a necessitar de manter a nossa mesa cheia de aromas e paladares que nos são familiares”, sensibiliza a TAGUS para o consumo do que é local.