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Agrotec

Syngenta lança Campanha de Cereais 2013/2014 em Beja

A Syngenta esteve em Beja, no Auditório da EDIA, a 17 de Novembro, para apresentar a sua oferta relativa à campanha de cereais 2013-2014.
O fungicida Amistar Opti é uma das novas ferramentas que coloca à disposição dos cerealicultores em 2014.

Após a consolidação da posição no segmento da cevada, a Syngenta ambiciona conquistar quota de mercado no trigo, através de um portfolio de soluções único e inovador.

Beja foi o local escolhido pela Syngenta para apresentar os resultados obtidos na campanha de cereais 2012-2013 e lançar as bases para a campanha 2013-2014.

No auditório da EDIA reuniu alguns dos principais agricultores e distribuidores do Alentejo, região onde existem cerca de 86.000 hectares de terras com aptidão para a cultura dos cereais, segundo dados da EDIA, empresa gestora da infraestrutura de rega de Alqueva.

António Stott, colaborador Syngenta para o MaltingUP, apresentou os resultados da campanha de cevada dística, cultura na qual a Syngenta trabalha em parceria com a Maltibérica para melhorar a quantidade e qualidade da matéria-prima usada no fabrico do malte para a indústria cervejeira.

A campanha foi marcada por chuvas intensas no Outono e Inverno, que atrasaram as sementeiras e condicionaram as operações culturais, e por tempo seco na Primavera, que impediu a cevada de expressar todo o seu potencial produtivo, diminuindo o rendimento da cultura. Ainda assim, os agricultores que recorreram às melhores sementes, que souberam proteger a cultura de fungos e infestantes e adubaram convenientemente obtiveram bons resultados.

O controlo dos fungos foi um dos factores que ditou o sucesso dos cerealicultores, como comprovam os resultados das explorações agrícolas aderentes ao protocolo MaltingUP . «Os agricultores que usaram os três produtos da gama Syngenta, incluindo o fungicida Ortiva, tiveram um aumento de produção de cerca de 1,5 ton/ha, atingindo as 3,214 toneladas/hectare, mesmo num ano tão adverso. Também se comprovou o aumento no calibre da cevada, muito valorizado pela indústria, nas parcelas tratadas com Ortiva», afirmou António Stott. Recorde-se que a média nacional do rendimento na cultura da cevada é de 2,5 toneladas/hectare.

Patrícia Cotrim, gestora de projectos da Maltibérica, também realçou a importância da aplicação de fungicidas em cevada, comprovada nos ensaios realizados com 14 variedades de cevada, em Elvas e Beja, no âmbito do projecto de investigação “Null-Lox 2013- Valorização da produção nacional de cevada dística- introdução de variedades diferenciadas”. As variedades tratadas com fungicida tiveram uma produção média superior às não tratadas, com um incremento de 737 kg/ha (Elvas) e 1.337 kg/ha (Beja).

Amistar Opti aumenta rendimento dos cereais

Atenta às necessidades dos agricultores, a Syngenta reforça a sua gama de fungicidas para cereais com o Amistar Opti. Este novo fungicida, que chegará ao mercado em 2014, controla as principais doenças dos cereais, através da sua acção preventiva, curativa e antiesporulante. O Amistar Opti é uma suspensão concentrada, com 80 g/L de azoxistrobina e 400 g/L de clortalonil.
Amistar Opti ajuda a manter as folhas dos cereais verdes por mais tempo (efeito greening), induzindo a planta a usar melhor a água e o azoto disponíveis no solo. A consequência é o aumento do rendimento da cultura. Apesar de ser um produto de contacto, o Amistar Opti resiste muito bem à lavagem das folhas pela chuva, garantindo uma protecção persistente.

A abordagem da Syngenta ao mercado dos cereais vai além da sua gama de soluções para a protecção da cultura e portfólio de sementes. «A nossa presença no terreno, com uma equipa de colaboradores que tem o domínio técnico da cultura e está sempre disponível a prestar assistência aos agricultores, e a nossa rede de distribuidores, são recursos que nos distinguem no mercado português», explica Maria do Carmo Pereira, responsável de Marketing da Syngenta em Portugal.

A empresa A. Cano Associados, S.A., um dos principais distribuidores Syngenta no Alentejo, sublinha a importância da parceria entre ambas as empresas: «A Syngenta é o principal parceiro de negócio da A. Cano Associados, S.A. e tudo temos feito para maximizar a participação de ambos no mercado local», declara Gaspar Pinto, gerente da empresa, realçando «a excelente qualidade do portfólio Syngenta no controlo de gramíneas mais frequentes na nossa região, em pós-emergência de trigo e cevada, onde o Axial garante a melhor eficácia, tal como o Biplay, que dá garantias de muito bom controlo nas maioria das infestantes dicotiledóneas aqui existentes».

Este distribuidor está confiante no benefício que a água de Alqueva aporta aos cereais de Outono/Inverno, considerando que é um factor chave na melhoria da cultura: «será possível tirar o melhor partido do nível genético de produtividade das diferentes espécies, ao anular um dos principais factores limitantes dessa produtividade, que é a falta de água quando as plantas mais dela necessitam».

Maria do Carmo Pereira, responsável de Marketing da Syngenta em Portugal, apresenta a estratégia da empresa no segmento dos cereais

Após a consolidação da sua posição no segmento da cevada, a Syngenta ambiciona conquistar quota de mercado no trigo, através de um portfolio de soluções único e inovador. «Na próxima campanha o nosso desafio é conquistar uma posição diferente no segmento do trigo, onde claramente temos um portfolio para crescer e um conjunto de soluções que nos permitem ser mais ambiciosos», revela Maria do Carmo Pereira.

Fonte: Syngenta