Syngenta debate Sustentabilidade Agrícola no novo ciclo da reforma da PAC
A Syngenta realiza no próximo dia 5 de junho, às 15h30, no CNEMA, em Santarém, durante a Feira Nacional de Agricultura, o evento “The Good Growth Plan” com vista a debater a importância da Sustentabilidade Agrícola no novo ciclo da reforma da PAC.
Integram o painel de debate representantes da cadeia de valor agrícola, nomeadamente da DGAgri da Comissão Europeia, do Ministério da Agricultura de Portugal, dos agricultores e um perito da área do Ambiente.
Durante o evento a Syngenta vai reconhecer e premiar 4 entidades e projetos que muito têm contribuído para levar à prática o conceito de Sustentabilidade Agrícola em Portugal.
«Queremos enfatizar "O poder de fazer juntos" para cumprir os compromissos de uma agricultura sustentável. A Syngenta iniciou este percurso em 2013, através do The Good Growth Plan (GGP), o nosso plano global de sustentabilidade composto por seis compromissos que têm objetivos mensuráveis para 2020», explica Felisbela Torres de Campos, responsável de Registo & Assuntos Corporativos da Syngenta em Portugal.
Em Portugal, os objetivos do GGP baseiam-se no aumento de produtividade, na extensão de biodiversidade, na formação em utilização segura e boas práticas relativos ao uso de produtos fitofarmacêuticos.
A Syngenta já deu formação a perto de 5.000 agricultores portugueses sobre uso seguro e eficaz de produtos fitofarmacêuticos e a cerca de 450 estudantes do ensino superior e técnico agrário, neste último caso através da competição formativa 24H Agricultura Syngenta.
No pilar ambiental, a Syngenta contribuiu para melhorar 21.771 hectares de solos agrícolas em Portugal e ajudou a fomentar a biodiversidade, instalando margens funcionais que servem de alimento e refúgio para abelhas e outros insetos polinizadores, em mais de 146 hectares de terrenos agrícolas.
Estes resultados foram obtidos graças à colaboração com agricultores e associações agrícolas.