FacebookRSS feed

Agrotec

Syngenta celebra 10 anos de Operation Pollinator na FNA

No dia 13 de junho, pelas 14h30, a Sala Ribatejo do Centro Nacional de Exposições em Santarém irá acolher o evento corporativo “Biodiversidade e Agricultura, uma aliança necessária: 10 anos de Operation Pollinator”, promovido pela Syngenta em colaboração com a CAP - Confederação dos Agricultores de Portugal.

syngenta

O evento tem como objetivo a comemoração do 10º Aniversário da implementação do Operation Pollinator em Portugal, no âmbito do qual serão distinguidas cinco entidades pioneiras neste projeto de sustentabilidade agrícola: as empresas agrícolas Sogrape, Frutoeste e Vitacress, a Estação Agrária de Viseu e a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

O Operation Pollinator é um programa internacional que contribui para o aumento da biodiversidade no setor agrícola ao impulsionar as populações de insetos polinizadores através da criação de habitats adaptados às espécies de insetos e às condições locais.

Este projeto baseia-se na introdução de habitats específicos para insetos polinizadores nas margens dos campos agrícolas que permitam criar refúgios naturais para os polinizadores e fomentar a presença de outros artrópodes úteis como predadores e parasitóides.

Estará patente na Sala Scalabis, no CNEMA, uma exposição fotográfica de alguns dos insetos polinizadores e predadores de pragas que foram monitorizados e identificados ao longo dos últimos 10 anos no âmbito do Operation Pollinator na Península Ibérica.

Os autores das fotografias são entomólogos que participaram neste projeto desde o seu início: Luis Óscar Aguado, especialista em Entomologia, Alberto Fereres e José Dorado do Instituto de Ciências Agrárias de CSIC e Germán Canomanuel, especialista em Sustentabilidade na Syngenta.

Durante o evento será formalizada a assinatura de dois protocolos entre a Syngenta e a duas empresas do setor agroalimentar, um momento invulgar na história da Feira Nacional da Agricultura.