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Agrotec

Syngenta apresenta soluções inovadoras no IX Congresso Nacional do Milho

A Syngenta participa no IX Congresso Nacional do Milho, a 30 e 31 de Janeiro, no Hotel Altis, em Lisboa, onde são esperados mais de 600 congressistas e oradores de grande prestígio no sector agrícola. Atendendo ao elevado nível profissional deste evento, a Syngenta apresentará a sua oferta integrada para a cultura do milho.

A grande novidade deste ano é o protocolo sudExpand, através do qual os agricultores conseguem obter 250€ extra por cada hectare de milho semeado. Os produtores que aderirem ao sudExpand realizam um contrato de venda do grão que lhes assegura à partida os preços de colheita, reforçados por ferramentas financeiras disponibilizadas pela Syngenta. A Syngenta é o elemento catalisador e integrador de todas as partes envolvidas – agricultor, canais de distribuição, empresas agrárias e compradores do grão.

Este novo sistema terá como resultado a diminuição do risco e o aumento do rendimento por hectare de milho semeado. «Calculamos que o agricultor possa receber mais 250€/hectare do que na actualidade, uma subida que resulta do aumento de 5% na produtividade média e de 4% no preço médio de venda», explica Esteban Colombo, Crop Manager Ibéria para Milho.

O centro de experimentação, em Selmes, no Alentejo, onde o projecto sudExpand nasceu há dois anos, servirá de base de apoio à formação dos agricultores, sobre como maximizar a produção e o rendimento da cultura, e continuará a ser palco de ensaio das novas tecnologias que a Syngenta quer implementar na região, para estimular o incremento da cultura do milho.

Recorde-se que nas duas últimas campanhas atingiram-se produtividades recorde, próximas das 20 toneladas/hectare de milho, na parcela de 40 hectares de experimentação em Selmes. Tudo isto aplicando sementes tratadas e produtos fitofarmacêuticos exclusivos da Syngenta.

O apoio técnico aos agricultores é garantido pela equipa multidisciplinar da Syngenta e as empresas Valinveste e Agroterra, envolvidas no sudExpand desde a primeira hora, que darão suporte ao protocolo agronómico criado para o sudExpand.

Portugal é o primeiro país a nível europeu a desenvolver o sudExpand e servirá de exemplo à estratégia da Syngenta na cultura do milho. «As nossas metas são ambiciosas: 1.000 hectares

contratados no primeiro ano de execução (2013) e 10.000 hectares nos próximos cinco anos, em Portugal. Consolidado o sucesso em Portugal, o programa será replicado no resto da Europa», revela Esteban Colombo.

Maïs Expert apoia gestão de campo

Porque conhece os problemas dos agricultores e quer dar resposta às suas necessidades, a Syngenta acaba de lançar o Maïs Expert, um serviço de gestão de campo para a cultura do milho. «Desenhado com, e para, os nossos clientes que se dedicam à cultura do milho, o objectivo principal desta ferramenta de trabalho é fornecer-lhes a informação técnica e de gestão que precisam para gerir as suas parcelas de milho, desde a sementeira à colheita», explica Maria do Carmo Pereira, responsável de Marketing da Syngenta em Portugal.

Apoiado por uma vasta rede de estações meteorológicas, o MaïsExpert dá recomendações ao agricultor e serve de suporte às suas decisões em cada fase do ciclo da cultura: quando semear, tratar, regar ou colher. O serviço está disponível online em www.syngenta.pt e funciona de forma intuitiva, fácil e operacional.

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