FacebookRSS feed

Agrotec

Syngenta apresenta novidades no portfólio de sementes hortícolas na Fruit Logistica 2020

A equipa de sementes hortícolas da Syngenta estará novamente presente na Fruit Logistica, que acontece em Berlim, entre 5 e 7 de fevereiro. A empresa apresenta o seu portfólio de variedades, com o objetivo de apresentar soluções sustentáveis e de qualidade para toda a cadeia de valor.

Entre as novidades em exposição, vai estar a completa gama de variedades de pimento, aptas para produção em todas as épocas do ano, com um vasto leque de resistências a doenças, e adequadas para todo o tipo de agriculturas, convencional ou biológica. A mini-melancia sem sementes será uma das inovações em destaque este ano, um novo conceito de tamanho de fruto adaptado ao consumidor atual que quer contribuir para a redução do desperdício alimentar.

«A Syngenta anunciou recentemente o seu compromisso de investir mil milhões de dólares em inovação, destinada especificamente a contribuir para uma mudança significativa na sustentabilidade da agricultura», afirma Arend Schot, Diretor da Unidade de Sementes de Hortícolas da Syngenta para a Europa.

Os principais objetivos deste investimento em sustentabilidade agrícola anunciada pela Syngenta relacionam-se com: 

  • Aumentar a qualidade e o valor nutritivo dos alimentos

  • Melhorar a resistência e adaptação às alterações climáticas

  • Reduzir o uso de fitofármacos

  • Reduzir tarefas de campo na produção das culturas

  • Contribuir para a redução do desperdício dos alimentos

Arend Schot cita como exemplos de inovações da Syngenta: o novo brócolo multiflorete “Easy-Broq” e as variedades de tomate cherry pera, que contribuem para reduzir significativamente a perda de alimentos em cada ponto da cadeia de valor.

Serão apresentadas novas variedades de couve “Champion”, que demonstraram grande resistência aos efeitos das alterações climáticas, e em particular às principais doenças, o que permite obter maior produtividade e de melhor qualidade. 

«Dedicar um maior esforço à procura de traços genéticos concretos e a tecnologias de produção que tornem as culturas mais sustentáveis, ajudará os agricultores a contribuir para uma melhor preservação do solo, a proteger os recursos naturais e a aumentar as boas práticas agrícolas mais adequadas ao clima atual, algo que também preocupa os consumidores», acrescenta Arend Schot.

Salão “Future Labs”: «Abrir a porta ao futuro da produção de plantas»

Os visitantes da Fruit Logistica terão a oportunidade de assistir à apresentação: «Abrindo a porta ao futuro da produção de plantas», celebrada na International Seeds Federation (Future Labs Hall 27, quarta-feira, 5 de Fev., 14h00). Alexandra Brand, Diretora de Sustentabilidade da Syngenta, integrará um painel de especialistas do setor para explorar os benefícios que as novas tecnologias poderão oferecer aos consumidores e aos retalhistas.

«As inovações atuais na produção de frutas e hortícolas oferecem uma solução importante face ao desafio global de construir sistemas alimentares sustentáveis face às consequências das alterações climáticas e com o desafio de cumprir com a crescente procura de qualidade e de alimentos saudáveis e nutritivos pelos consumidores», afirma Alexandra Brand. «Queremos estabelecer um diálogo positivo e mostrar à sociedade como estas inovações contribuem para a sustentabilidade da cadeia de valor agroalimentar e para os  próprios consumidores».  

Prémio à inovação

O inovador tomate YOOM™ da Syngenta, tomate cereja de cor púrpura, foi nomeado para o prestigiado Fruit Logistica Innovation Award (FLIA). Estes prémios galardoam as inovações que se destacam pelo seu contributo para a cadeia de abastecimento de frutas e hortícolas, desde a produção ao ponto de venda.

Jeremie Chabanis, Chefe da Cadeia de Valor para a Europa, afirma: «YOOM™ demonstrou que é uma variedade verdadeiramente excecional pelo seu sabor único e teor nutritivo, combinados com a atrativa cor púrpura da sua pele. Já é um sucesso entre os produtores e garante uma grande experiência de sabor aos consumidores».