FacebookRSS feed

Agrotec

Syngenta apresenta Interra® Scan, serviço de mapeamento da saúde do solo, no Fields of Innovation 2022

A Syngenta apresentou um dos serviços de mapeamento de solos com maior resolução a nível mundial, o Interra® Scan, no Fields of Innovation 2022, o principal evento de inovação agrícola da Europa.

O serviço Interra® Scan, que oferece análise de precisão do solo para ajudar os produtores e agrónomos a otimizar a nutrição das culturas e a saúde do solo, estará disponível numa primeira fase para os agricultores da Europa continental.

O Interra® Scan oferece mapeamento de solo de alta resolução para até 27 camadas de informação, fornecendo aos produtores informações precisas sobre a saúde do solo. "O Interra® Scan produz mapas de alta resolução a que os agricultores podem aceder via computador através da plataforma Interra® Scan", explica Mark Hall, Diretor de Negócio Sustentável e Responsável para Europa, Africa e Médio Oriente. "A sua tecnologia de deteção fornece mapas de todos os parâmetros habitualmente analisados no solo, incluindo, pH, textura do solo, matéria orgânica, carbono e capacidade de troca catiónica, bem como orografia e disponibilidade hídrica das plantas – no total oferece mais de 800 pontos de referência de dados por hectare. É o equivalente a um check-up médico completo para os humanos, mas neste caso aplicado ao solo".

O mapa permite que os produtores compreendam a textura, nutrientes e teor de carbono dos seus solos de forma a otimizar a nutrição e a captura de carbono. A metodologia utilizada pelo Interra® Scan também permite um período de análise muito mais amplo em comparação com outros sistemas de mapeamento de solos. O seu desempenho não é afetado por humidade do solo, compactação, culturas de cobertura ou pelo estado da cultura, o que significa que há muito poucas limitações ao período temporal em que pode ser utilizado.

O lançamento do Interra® Scan é mais uma prova do compromisso da Syngenta em ajudar os agricultores a criar solos saudáveis, que são a base do nosso sistema alimentar. Trazer esta solução topo de gama para o mercado demonstra também como o investimento da Syngenta em inovação tem vindo a apoiar de forma crescente a adoção de uma agricultura regenerativa.

Falando sobre a nova tecnologia, Alexandra Brand, Diretora Regional de Proteção de Culturas para Europa, Africa e Médio Oriente, afirmou: "O nosso interesse em tecnologia de mapeamento de precisão de solos é crescente porque a saúde do solo é a base para a saúde das plantas. Compreender a variabilidade dos nutrientes e as propriedades de textura dos solos agrícolas resulta na otimização da aplicação localizada dos fatores de produção (fertilizantes, semente, etc.)  com ganhos económicos e ambientais”.

Ao fornecer um diagnóstico preciso tanto do carbono orgânico como do carbono ativo no solo, o Interra® Scan pode permitir que os produtores ajustem os seus sistemas agrícolas levando a benefícios para a saúde do solo a longo prazo. "Os solos saudáveis podem não só melhorar a produção alimentar, mas também mitigar as alterações climáticas. Têm um papel vital a desempenhar como sumidouro de carbono natural. O investimento em inovação de precisão como o Interra® Scan significa que os produtores serão capazes de evitar tratar toda a parcela agrícola da mesma forma, tomando decisões informadas sobre o que aplicar exatamente, onde e quanto", explicou Alexandra Brand.

"Dada a situação económica atual e o custo do calcário, fertilizantes e sementes, isto pode oferecer um valor económico imediato aos produtores, bem como uma solução potencial a longo prazo que pode ajudá-los a reduzir as emissões de carbono e a combater as alterações climáticas através de práticas agrícolas regenerativas", disse Robert Renwick, Diretor de Sustentabilidade do Negócio para Europa, Africa e Médio Oriente.