FacebookRSS feed

Agrotec

Suplemento Pequenos Frutos 26: conheça os destaques

pequenos frutos

A edição n.º 26 do Suplemento Pequenos Frutos (PF), publicado com a revista Agrotec 30, tem como tema de capa a produção de framboesas com lançamentos de segundo ano.

Neste número damos-lhe ainda a conhecer Vera Bravo, da Quinta da Fonte Longa, em Sintra, que produz framboesa, em estufa e plantada em vaso. A Pequenos Frutos mostra-lhe o projeto desta produtora que começou a plantação em maio de 2018.

No âmbito do VIII Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo, Rui Silva, administrador da ACEGROW S.A., entidade promotora do evento, falou à Pequenos Frutos da importância da iniciativa que, nesta edição, escolheu a cidade de Viseu para reunir centenas de produtores e agentes da fileira. Os problemas, os desafios e o potencial deste mercado são os temas de que nos fala o responsável.

A “ Caracterização morfológica e genética de quatro populações de camarinhas” é outro dos artigos científicos que pode ler na PF 26.

Pode ainda contar com um artigo dedicado ao tamarilho (Solanum betaceum Cav.), também conhecido como tomate-arbóreo, tomate-inglês ou tomate-maracujá é uma árvore de pequeno porte (2 a 5 metros) originária da América do Sul, das regiões Andinas do Peru, Chile, Equador e Bolívia.

Esta pequena árvore é atualmente cultivada em várias zonas do globo, com particular incidência na América do Sul e Nova Zelândia.

No nosso país, o tamarilho é cultivado desde há muito na ilha da Madeira, onde os frutos são comidos frescos ou usados no fabrico de um tipo particular de poncha.Também nos Açores a espécie é bem conhecida, sendo encontrada frequentemente em jardins privados.

Em Portugal continental tem havido algumas tentativas de cultivar esta espécie, estando em curso ensaios de campo em diferentes zonas do país, nomeadamente em Amarante, Mealhada, Ovar, Torres Vedras, entre outros locais.

O suplemento PF 26 é publicado com a Agrotec 30.

Para solicitar a edição completa aceda aqui.