FacebookRSS feed

Agrotec

Situação do mercado internacional de cereais e soja em Março

cereaisO Índice de Cereais e Oleaginosas do Conselho Internacional de cereais (GOI-CIC) perdeu no mês de Março cerca de quatro por cento em relação a Fevereiro, liderada pela descida de seis por cento na soja, devido ao tempo favorável que se fez sentir na América do Sul, as baixas perspectivas para a produção nos Estados Unidos e a falta de procura da exportação.

Não forneceu apoios à situação macroeconómica, recomeçando a preocupação com as perspectivas para o crescimento mundial e pela força do dólar norte-americano. Os preços do milho resistiram a esta tendência, com o índice do GOI a registar uma pequena subida de um por cento, apesar de uma díspar evolução subjacente, já que enquanto os preços na Argentina retrocederam perante a pressão sazonal, nos Estados Unidos e na região do Mar Negro verificou-se uma manutenção dos mesmos, apoiados pela redução imediata da oferta.

O subíndice do teigo do GOI e do CIC perdeu cerca de dois por cento ao longo do mês, pressionada pela melhoria das perspectivas para a produção em 2013/2014, sobretudo depois das chuvas que se fizeram sentir nas zonas norte-americanas de trigo de Inverno, anteriormente secas.

Para a soja, o subíndice desceu eis por cento, devido ao tempo favorável na América do SUL, pela previsão para os Estados Unidos de uma colheita mais abundante em 2013/2014 e pelos sinais de uma queda da procura internacional.

Tanto no caso do milho como da soja, a expectativa de um aumento da oferta em 2013/23014 provocou uma diferença notável nos futuros entre a velha e nova colheita. As dificuldades logísticas na América do Sul aumentaram a procura das escassas reservas noutros países, entre os quais se destaca os Estados Unidos.

Durante os próximos meses, estima-se que a oferta da nova colheita no hemisfério sul venha aliviar a pressão sobre a reduzida disponibilidade nos Estados unidos, com um desvio significativo sazonal da procura.

O subíndice do arroz perdeu um por cento durante o mês, apesar das diferentes tendências, na Tailândia os preços atingiram o seu nível mais baixo em 13 meses, enquanto outros países asiáticos mantiveram um cenário estável.

Fonte: Agrodigital (via Confagri)