FacebookRSS feed

Agrotec

SFCOLAB participou pela primeira vez no WorldFIRA 2024

O Smart Farm CoLab (SFCOLAB) marcou presença pela primeira vez no WorldFIRA, aquela que é considerada a principal feira destinada à robótica para o setor agrícola. A WorldFIRA 2024, que decorreu de 6 a 8 de fevereiro em Toulouse (França), contou com a participação de várias entidades e empresas tecnológicas, demonstrações de robôs, desde protótipos a comercializados, em ambiente real nas áreas de cultivo reservadas para o efeito, exibições, workshops, espaço de networking e muito mais.

O SFCOLAB, como Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura, e com um foco na democratização e na literacia da Agricultura 4.0, marcou pela primeira vez presença nesta feira através de um stand e, ainda, com a apresentação de um poster e uma comunicação oral. Esta apresentação, efetuada por Cátia Pinto, Diretora Executiva do SFCOLAB e intitulada “Co-creation of smart technologies for a more efficient agrifood production: learning from the past for inspiring the future” foi integrada na secção “Integration of robots in the farm and human/robot integration”, realizada no dia 6 de fevereiro.

O SFCOLAB, enquanto entidade de hélice quádrupla, reúne diferentes entidades da ciência (universidades e um Laboratório Público de Investigação do Estado), entidades públicas(Câmara Municipal de Torres Vedras), indústria (PMEs que representam o sector da produção, pulverização, tecnologia, logística ou certificação) e da sociedade. Assim, um dos grandes propósitos do SFCOLAB assenta na co-criação, envolvendo tanto a academia como o sector agroindustrial, para desenvolver soluções inovadoras de grande importância e que possam ter um valor acrescentado para o sistema produtivo.

A participação do SFCOLAB, através do seu stand que esteve localizado na Exhibition Zone 2 número 31, fez representar todos os seus Associados e deu ainda destaque a alguns projetos, como foi o caso:

- do SOFIS, Smart Orchard Fertirrigation System, um sistema de sensores à medida desenvolvido pelo SFCOLAB e desenhado de acordo com as necessidades agrícolas;

- do projeto SmartFarm 4.0, um projeto liderado pela Tomix e financiado pelo COMPETE 2020, no qual foi apresentado o robot para a recolha de produtos hortícolas, nomeadamente tomates em estufa. Recorda-se que este projeto foi recentemente galardoado com o prémio de Inovação no V Encontro da Fileira Hortícola do Oeste e II Gala da Fileira Hortícola do Oeste promovida pela Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste (AIHO);

- do projeto TEC4GREEN, uma agenda mobilizadora liderada pela Ascenza, e no qual foi apresentado o trabalho desenvolvido pelos parceiros SFCOLAB, TOMIX, ImpactWave e UNINOVA, incluindo o módulo de pulverização inteligente. Neste projeto, pretende-se adaptar o robô de pulverização seletiva integrando uma previsão de fatores de produção em tempo real. Esta nova ferramenta para a aplicação de pulverização no terreno será efetuada com uma nova geração de produtos orgânicos para proteção fitossanitária, também desenvolvida no âmbito deste projeto.

O interesse nas atividades do SFCOLAB por parte de centros de investigação, empresas, produção agrícola, estudantes, entre outros, foi extremamente positivo, criando assim novas oportunidades para futuras colaborações e possibilidades de expansão da rede de contactos do SFCOLAB com outros países europeus.

Ao longo desta Feira, para além de Elisa Tarantino e Cátia Pinto (SFCOLAB), estiveram ainda presentes os representantes da ImpactWave, Ricardo Cardoso, e o Vice-Presidente do SFCOLAB e representante da Tomix, Samuel Pereira, ambos Associados do SFCOLAB. O INESC TEC, esteve ainda presente com stand localizado na Exhibition Zone 1 e com várias demonstrações efetuadas em campo.