FacebookRSS feed

Agrotec

Sever do Vouga irá receber 11º Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo em 2022

Sever do Vouga, no distrito de Aveiro, vai acolher em 2022 o 11.º Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo, que congrega produtores, técnicos, investigadores e comercializadores, anunciou a Associação Nacional de Produtores de Mirtilo (ANPM).

Sever do Vouga sucede a Santo Tirso na realização do evento, que será organizado pela ANPM, em conjunto com a Cooperativa Bagas de Portugal, contando com a parceria do INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. (INIAV), do Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN).

O encontro anual visa a troca de experiências entre produtores, técnicos, fornecedores, consultores, investigadores e comercializadores, quando se regista um “crescimento exponencial da fileira”, atraindo cada vez mais participantes, nacionais e estrangeiros.

«Acolher em Sever do Vouga um encontro nacional numa atividade agrícola em que somos pioneiros representa, por um lado, uma homenagem a todos os nossos produtores e, por outro lado, serve de catalisador para aqueles que pretendem abraçar a cultura do mirtilo», comentou Pedro Amadeu Lobo, presidente da Câmara de Sever do Vouga.

O autarca agradeceu a escolha do município para a realização do evento, garantindo às entidades organizadoras que «podem contar com o apoio e o empenho do município de Sever do Vouga»

O mirtilo foi introduzido em Portugal, em 1990, precisamente no concelho de Sever do Vouga, pela mão de técnicos holandeses da Fundação Lockorn.

Essa instituição, que possuía já uma relação comercial com a Cooperativa Agrícola de Sanfins, após experiências efetuadas em várias zonas do país, concluiu que Sever do Vouga reunia as condições ideais para a introdução do mirtilo.

De acordo com os estudos iniciais, as características do solo e do microclima, permitiam a produção precoce do pequeno fruto, o que se veio a confirmar, levando à reconversão de vários terrenos agroflorestais.

Fonte: Sapo.pt