FacebookRSS feed

Agrotec

Será a agricultura biológica uma estratégia sustentável de promoção da saúde pública?

Texto por: Fátima Ferreira, Carolina Duarte, Pedro Mendes-Moreira e Goreti Botelho

O aumento das doenças crónicas não transmissíveis, tais como doenças cardiovasculares, diabetes e neoplasias está relacionado com o tipo de dieta. O padrão alimentar mediterrânico equilibra os benefícios nutricionais com a proteção ambiental, estando em sintonia com os princípios da agricultura biológica. A saúde pública desenvolve a sua ação na promoção da saúde e na prevenção da doença. O trabalho desenvolvido teve como objetivo responder à questão: Qual é a importância da agricultura biológica na saúde pública?

A metodologia utilizada para este estudo foi a exploratória, descritiva e reflexiva, com recurso a pesquisa bibliográfica. Foi proposto, ainda, um modelo conceptual pictórico da relação entre a agricultura biológica e a saúde pública que sugere a inclusão da agricultura biológica como indicador de saúde pública, sintetizando as principais linhas orientadoras deste trabalho. As evidências científicas permitem concluir que a agricultura biológica influencia positivamente a saúde pública.

Promover a saúde assenta em melhorar a condição de saúde, mas também melhorar a qualidade de vida e o bem- -estar. A prevenção de doenças é indubitavelmente um dos pilares essenciais da promoção da saúde. A promoção da saúde e a qualidade de vida são fatores indissociáveis. Não podemos ter uma boa qualidade de vida, sem saúde (Sícoli et al., 2003).

A saúde pública desenvolve a sua ação na promoção da saúde e na prevenção da doença, envolvendo esforços concertados de todos os setores da sociedade. Por sua vez, a agricultura biológica, pelos princípios que defende e por definição, poderá ser assumida como uma área estratégica de promoção de saúde pública. O objetivo principal deste estudo foi promover a reflexão sobre a importância que a agricultura tem na promoção da saúde pública, e que seja um contributo válido na área da promoção da literacia em saúde. 

Continue a ler este artigo na Revista Agrotec 42.