FacebookRSS feed

Agrotec

Seminário: Pagamentos agroambientais baseados em resultados – uma nova visão em termos de política agrícola para Portugal?

Universidade do Algarve acolhe, no dia 05 de julho, pelas 10h00, o seminário “Pagamentos agroambientais baseados em resultados – uma nova visão em termos de política agrícola para Portugal?”, que terá lugar no anfiteatro verde da Faculdade de Ciências e Tecnologia (edifício 8), do Campus de Gambelas e poderá ser acompanhado através da plataforma Zoom.

agricultura

Organizado pela Associação Portuguesa de Economistas Agrícolas (APDEA), este seminário visa contribuir para a discussão sobre a abordagem que propõe pagar aos agricultores pela obtenção de
determinado resultado, dando-lhe a liberdade de decidir, para o caso concreto da sua exploração agrícola, quais as melhores práticas de gestão para o atingir. Contextualizando os fundamentos científicos sobre os tipos de resultados a remunerar, os indicadores a estabelecer e as formas de os monitorizar, num programa para o Montado, em Portugal, e apresentando um caso na Irlanda, com mais de 20 anos. Finalmente, discutir-se-á a oportunidade desta nova visão para Portugal.

A participação obriga a inscrição prévia para mbfreitas@ualg.pt

Inscrição online

Programa

10h00 Abertura dos trabalhos
Maria de Belém Costa Freitas, MED, Universidade do Algarve e APDEA

10h15 Programa “Montado: Produzir e conservar” – fundamentos científicos, tipo de resultados a remunerar, indicadores e monitorização
Isabel Ferraz de Oliveira, MED, Universidade de Évora

10h35 A experiência de duas décadas do programa de medidas baseadas em resultados do Burren, “Farming for conservation”
Brendan Dunford, Burren Program, Irlanda

11h05 Notas sobre as Medidas Agroambientais baseadas em resultados: Uma nova visão para a Política Agrícola em Portugal?
Fernando Oliveira Baptista, Instituto Superior de Agronomia

11h30 Discussão

Fonte: Rede Rural