FacebookRSS feed

Agrotec

Seguros de colheita para a cultura da batata

A Porbatata, consciente das alterações climáticas que tem alterado completamente o cenário da atividade agrícola dos últimos anos, tornando o clima num dos fatores de risco determinantes para o rendimento das explorações e mesmo a continuidade das mesmas, tem vindo a desenvolver conjuntamente com uma seguradora, esforços no sentido de conseguir o melhor seguro específico para a cultura da batata.

batata

A perspetiva do agricultor de hoje, tem de ser antes de mais de empresário agrícola e a boa gestão é determinante para o sucesso e rentabilidade das culturas, pelo que a inclusão do seguro como um item da conta cultura será fundamental.

Após meses de negociações, entre a Porbatata e a Secose, podemos apresentar uma proposta de seguro de colheita, para a cultura da batata.

As condições básicas são:

Poderá ter início a partir de 1 de janeiro, indo até 15 de outubro, com um período de carência de 8 dias.

Este é um seguro em que o produtor individual terá toda a vantagem, em fazer um seguro coletivo, ou seja, através de Organizações de Produtores, Cooperativas, associações, … e deverá ter um mínimo de 5 aderentes.

As coberturas para a campanha de 2019, são as dos seguros de colheitas definidas na Portaria 65/2014 de 12 de março (Incêndio, ação de queda de raio, raio e explosão, geada, granizo, queda de neve, inundações, tromba de água e tornado). No entanto estamos a estudar a possibilidade de haver um seguro de rendimento (de preço).

O prejuízo mínimo indemnizável será de 30 %, ou seja pelo menos 30 % da parcela tem de ficar afectada, para o seguro ser acionado.

As parcelas deverão obrigatoriamente constar no parcelário.

Caso pretenda mais informações contacte a Porbatata aqui.