FacebookRSS feed

Agrotec

Sector europeu de bovinos de carne reúne-se para promover a sustentabilidade

O 2º Encontro Internacional do Projeto BovINE, projeto europeu financiado pelo Horizonte 2020, é organizado por Liivimaa Lihaveis, Estónia, parceiro no BovINE. O encontro reúne produtores de carne de bovino, consultores, fornecedores, investigadores e decisores políticos para partilhar conhecimento e ideias, procurando melhorar a sustentabilidade do setor europeu de carne bovina.

«Em nome da Liivimaa, a Estónia tem o prazer de acolher esta reunião do BovINE num momento tão crítico da história do setor», diz o gestor da rede BovINE na Estónia, Airi Külvet. «A rede BovINE, presente em 10 países, permite o acesso aos conhecimentos existentes e em desenvolvimento para melhorar não só a saúde e o bem-estar dos animais, mas também garantir a sustentabilidade ambiental e a resiliência socioeconómica do setor de carne de bovino, incluindo a eficiência da produção. Além disso, a partilha de conhecimento sobre as necessidades dos consumidores e as expectativas para a qualidade da carne, por exemplo, ajudar-nos-á a planear o futuro.»

O Ministro dos Assuntos Rurais da Estónia, Sr. Urmas Kruuse, dará início à reunião com um discurso sobre a perspetiva da Estónia sobre a sustentabilidade da produção de bovinos de carne, seguida de uma série de sessões apresentadas pelos Gestores de cada Rede Nacional do BovINE e pelos responsáveis dos Grupos de Trabalho Temáticos.

Os resultados das demonstrações e outros eventos realizados ao longo do último ano, com a presença dos produtores, vão destacar as Boas Práticas, já em uso, e as Inovações de investigação identificadas nas quatro áreas temáticas do projeto: Sustentabilidade Ambiental, Resiliência Socioeconómica, Saúde e Bem-Estar Animal e Eficiência na Produção e Qualidade da Carne.

José Pais, gestor da rede nacional, destaca o volume de informação recolhida e disponível na plataforma online (BKH) doBovINE, como um repositório importante e útil para ser usado pelos produtores na pesquisa de soluções para os problemas que enfrentam na sua actividade.

Para permitir uma partilha de conhecimento verdadeiramente produtiva, teremos a tradução simultânea em direto para oito idiomas europeus, estando disponível para todos os participantes através da plataforma online.

Os idiomas disponíveis serão: inglês, estónio, francês, alemão, polaco, português, espanhol e italiano.

«Já existem muitas soluções para os desafios que o sector da carne de bovino enfrenta», diz a coordenadora do projeto BovINE, Prof. Maeve Henchion, do Teagasc. «Algumas são soluções que os produtores têm vindo a encontrar e já estão a implementar nas suas explorações agrícolas, enquanto outras foram desenvolvidas por investigadores e estão prontas para passar da teoria para a prática. A rede do BovINE recolheu soluções para temas específicos em todas as dimensões da sustentabilidade a partir destas fontes em 2021. Estamos ansiosos por discuti-las com produtores, consultores, investigadores e todos os intervenientes da cadeia de valor da carne de bovino na nossa próxima reunião.»

Para mais informações, incluindo a agenda da reunião online no dia 2 dezembro de 2021, e para se registar, consulte a página do Eventbrite.