FacebookRSS feed

Agrotec

Sector do tomate em risco de perder mais de 80% dos apoios

tomate2A Associação dos Industriais de Tomate alertou ontem que a fileira do tomate corre o risco de perder 86% dos fundos comunitários, o que vai fazer com que Portugal deixe de ser um dos maiores exportadores do mundo.

“Cultivar um hectare de tomate tem um custo médio de 5 a 6 mil euros, o que a torna numa das produções mais caras da nossa agricultura. A concretizar-se o pior cenário no Conselho de Ministros da Agricultura de 24 e 25 de Junho, os apoios comunitários serão drasticamente reduzidos (menos 86%)”, sublinhou, em comunicado, a Associação dos Industriais de Tomate.

Esta estrutura alertou que, nesse caso, muitos produtores vão abandonar esta cultura em favor de outras mais baratas e com mais apoios comunitários.

Uma eventual redução dos fundos da União Europeia significa, segundo a mesma fonte, que fica em causa um sector que exporta 85% da produção e em que Portugal “é o 4.º maior exportador mundial e o segundo país do mundo com melhor rendimento agrícola”, num volume de negócios superior a 280 milhões de euros.

Por esse motivo, o secretário-geral da Associação dos Industriais de Tomate, Miguel Cambezes, apela a “uma defesa intransigente do sector” pelo Governo no Conselho de Ministros europeu de segunda e terça-feira.

Fonte:  Lusa (via Agroportal)