FacebookRSS feed

Agrotec

SCOoPE: divulgação de medidas de eficiência energética em Beja

A CONFAGRI promoveu no âmbito do projeto SCOoPE mais um evento para divulgar o projeto, os seus resultados e promover a eficiência energética na agroindústria em especial nas cooperativas agroalimentares.

confagri

O projeto SCOoPE está a ser desenvolvido por um consórcio de organizações de Portugal, Espanha, França, Itália, Suécia, Dinamarca e Grécia, entre as quais Organizações de Cooperativas, Universidades e Centros de Investigação, juntos com o objetivo de reduzir o consumo de energia e implementar sistemas colaborativos de gestão de energia. É financiado pela Comissão Europeia através do programa Horizonte 2020.

Veja o vídeo do projeto aqui: https://www.youtube.com/channel/UCGt3OvHyt_1_GHfgTiMScKA

Algumas ferramentas do projeto SCOoPE disponibilizadas aos interessados:Se colabora numa agroindústria utilize a nossa ferramenta de benchmarking: https://scoope.eu/useful-tools/
Se tem interesse em eficiência energética na agroindústria faça o nosso curso online para profissionais da agroindústria e de eficiência energética sobre a redução do consumo de energia em agroindústrias: https://scoope.eu/scoope-energy-manager-webinars/

As apresentações realizadas no evento de divulgação:

Alentejo Circular

Pelo Professor Vasco Fitas Cruz, da Universidade de Évora, foi apresentado o projeto Alentejo Circular, que visa promover o a economia circular no Alentejo. Com o objetivo de interagir com outros projetos a decorrer que tenham objetivos semelhantes, fizemos o convite ao ISQ e à Universidade de Évora para fazerem uma apresentação deste projeto cujos objetivos gerais tem muito em comum.

Foram ainda feitas apresentações muito interessantes de algumas empresas que trabalham na área da eficiência energética e que têm colaborado com o projeto.

BOA ENERGIA – solar fotovoltaico

O representante da empresa BOA ENERGIA, (uma empresa de serviços integrados na área das energias renováveis e eficiência energética, especializada em soluções “chave-na-mão”), alertou para a mais-valia que a produção de energia solar-fotovoltaica pode ter nas agroindústrias da região. Apresentou também vários modelos possíveis para o financiamento destes investimentos.

Gestredes – Soluções de eficiência energia para agroindústrias

A empresa GESTREDES é uma Empresa Portuguesa com mais de uma década a operar no setor elétrico e especialista em várias áreas, entre as quais a eficiência energética. Apresentou várias soluções de eficiência energética para as agroindústrias, sempre com o objetivo de reduzir o custo da fatura energética e com um pay-back curto, começando pela monitorização dos consumos e referindo outras soluções, como a utilização de variadores de velocidade ou as baterias de condensadores.

Ventisec – Secagem de cereais

A VENTISEC é uma empresa que desenvolve a sua atividade na representação, projeção, fabricação, instalação e assistência de equipamentos agroindustriais. Os representantes da empresa fizeram uma apresentação muito interessante sobre a utilização do silo pulmão, a forma como deve ser utilizado e o papel que este equipamento pode ter na redução do consumo de energia na secagem do cereal.

Houve ainda um debate que permitiu alguma troca de impressões entre os presentes e os oradores.

Fonte: Confagri