FacebookRSS feed

Agrotec

Satélites e Drones para Gerir Florestas afetadas por Incêndios

Investigadores da Universidade de León (Espanha) estão a desenvolver o projeto GESFIRE, que consiste na combinação de imagens obtidas a partir de satélites e drones com dados retirados no campo, com o objetivo de avaliar e prever a recuperação vegetal em ecossistemas florestais afetados por grandes incêndios, como são os pinhais.

O projeto foi financiado através do Plano Estatal de Investigação Científica e Técnica e de Inovação do Ministério da Economia e Competitividade espanhol, que começou em 2014 e se prolongará até 2017.


Imagens obtidas por satélites e drones

GESFIRE é um projeto inovador no campo dos incêndios florestais, já que avaliará o real valor do uso de drones como ferramenta de apoio na tomada de decisões na gestão pós-fogo.

O projeto também pretende gerar conhecimentos científicos sobre os efeitos da recorrência e severidade dos incêndios na capacidade de recuperação de ecossistemas florestais propensos ao fogo. Os ecossistemas modelo que foram selecionados para este estudo são massas florestais de pinhal dominadas por Pinus Pinaster (uma das espécies arbóreas mais afetadas por incêndios florestais em Portugal e Espanha).

Estes ecossistemas constituem um dos principais eixos de desenvolvimento socioeconómico nas zonas rurais diretamente relacionadas com áreas incendiadas, (como é o caso da comarca da Serra de Teleno), que se veem afetadas em setores estratégicos como o florestal, agroalimentar ou de lazer.

O objetivo final do projeto GESFIRE consiste em estabelecer as bases científicas para definir ferramentas eficazes de gestão integral pós-incêndio, para facilitar a recuperação dos serviços ecossistémicos proporcionados pelos pinhais.

Ler aqui.