FacebookRSS feed

Agrotec

Rússia proíbe temporariamente importação de milho e soja dos EUA

A Autoridade Russa para a Segurança Alimentar, Rosselkhoznadzor, decidiu proibir temporariamente a importação de milho e soja dos EUA, alegando que estas importações contrariam as normas fitossanitárias internacionais e russas e que supõem um risco muito significativo para entrada de pragas. A proibição já entrou em vigor.

A Rosselkoznadzor assinala, por exemplo, que em 2014 detetou 64 envios de milho dos EUA que estavam infetados com podridão seca do milho. Em 2015, foram detetados 71 casos e, no que decorre de 2016, 3 casos. Segundo as autoridades russas, o sistema norte-americano de controlo de segurança fitossanitária aplicada aos produtos exportados para a Rússia é ineficaz e os certificados fitossanitários que acompanham os produtos não refletem a sua condição fitossanitária real.

Relativamente à soja, Rosselkhoznadzor assinala uma situação similar, em 2015 foram detetados 64 lotes de soja infetados com 7 tipos de sementes de ervas daninhas. Neste ano já se detetaram 8 lotes.

O Ministério russo da Agricultura assegurou que esta medida não representa uma escassez no mercado já que é possível importar soja da América do Sul.

Fonte: Agrodigital.