FacebookRSS feed

Agrotec

Região do Douro prevê produzir 233 a 253 mil pipas nesta vindima

A Região Demarcada do Douro prevê para esta vindima uma produção de vinho entre as 233 e as 253 mil pipas, valores superiores à produção declarada no ano passado, de 218 mil pipas.

Os dados foram divulgados pela Associação de Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID), sediada no Peso da Régua. A directora geral da instituição, Rosa Amador, advertiu, no entanto, que o resultado final da próxima vindima vai depender das condições climáticas e fitossanitárias que se registarem até Setembro.

As previsões da ADVID são efectuadas com base no modelo pólen, recolhido na fase de floração da videira, entre Maio e Junho, nas três sub-regiões do Douro: Baixo Corgo, Cima Corgo e Douro Superior.

De acordo com a associação, a expectativa de colheita para esta vindima vai das 233 mil às 253 mil pipas, previsões que apontam para um ligeiro aumento comparativamente com a produção declarada no ano passado, que foi de 218 mil pipas de vinho.

O enólogo Paulo Ruão afirmou à agência Lusa que se prevê «uma boa colheita» para esta vindima. O enólogo trabalha para a Lavradores de Feitoria, que junta 18 quintas espalhadas por toda a região demarcada, desde o Baixo Corgo ao Douro Superior.

Para ler aqui.