FacebookRSS feed

Agrotec

Redução da área de cereais de inverno

As previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 31 de dezembro, apontam para uma redução da área instalada de cereais de inverno, sobretudo devido à diminuição das áreas de trigo, nomeadamente, -5% no trigo mole e -10% no trigo duro e de triticale de -5%.

cereais

A colheita de azeitona encontra-se atrasada, prevendo-se uma quebra de 20% na produção, com os olivais tradicionais a apresentarem cargas heterogéneas, na azeitona para conserva, a redução da produção é semelhante, com frutos a apresentarem boa qualidade e calibre.

Quanto ao pelo limpo total de gado abatido e aprovado para consumo em novembro de 2018 foi de 39.223 toneladas, o que corresponde a um decréscimo de 3,6%, (-3,6% em outubro devido ao menor volume de abate registado nos bovinos, de -5,1 por cento e nos suínos de -3,7%.

A recolha de leite de vaca foi de 138,8 toneladas, o que representa um decréscimo de 2,5% e a produção total de laticínios foi quase idêntica à do mês homólogo, tendo aumentado apenas 0,2%.

Nos preços e índices agrícolas, em dezembro de 2018 as variações mais significativas em módulo no índice de preços de produtos agrícolas no produtor foram observadas na batata, com mais 98,7%; hortícolas frescos, mais 19,5%; ovinos e caprinos, de mais 6,4%; ovos, de -23,9%; azeite a granel -18,1; frutos com -8,2 e aves de capoeira de -8,0%, de acordo com o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas do INE, em 31 de dezembro.

Fonte: INE